Logo Folha de Pernambuco

Economia

Comitê Mulher Sicredi Vale do São Francisco é lançado em Petrolina

Objetivo é promover a equidade de gênero e capacitação para aumentar a presença das mulheres em cargos de liderança no cooperativismo

Lançamento do Comitê Mulher, em PetrolinaLançamento do Comitê Mulher, em Petrolina - Foto: Divulgação/Comitê Mulher

Na última terça-feira (8), foi lançado o Comitê Mulher, em Petrolina, pelo Sicredi Vale do São Francisco, em alusão ao mês e Dia Internacional da Mulher. De acordo com o Comitê, o objetivo principal da iniciativa é promover a equidade de gênero, o empoderamento e o aumento da presença das mulheres em cargos de liderança no cooperativismo de crédito.  

Durante o lançamento do programa, que foi instituído nacionalmente em 2019, foram empossadas as representantes regionais do Comitê, que terá como coordenadora a professora do IF Sertão, Gislane Rocha. Para compor o Comitê, a categoria vai contar com nomes de representatividade no segmento, como a advogada Lígia Simões, a médica Águida Mendes, cirurgiã-dentista Catarina Brasil, a contadora e empresária Adriana Motta e a agrônoma Russaika Lírio. Todas as associadas à instituição estarão de forma voluntária.

De acordo com a coordenadora, Gislane Rocha, o papel principal do Comitê Mulher será a promoção de ações sociais em diversos setores, contando com o apoio do Conselho de Administração do Sicredi. "Teremos na próxima semana a primeira ação do Comitê. Apoiar uma qualificação em benefício da mulher de Petrolina, incluindo aquelas que tem medida protetiva deferida pela justiça. Trata-se de um projeto do Rotary Club Petrolina Norte do qual somos parceiros no planejamento e apoio financeiro. Contamos com o apoio da Prefeitura de Petrolina, do Movimento de Mulheres de Petrolina e demais parceiros. A princípio serão beneficiadas 100 mulheres com qualificação profissional para atuação imediata no mercado de trabalho, com os kits de trabalho fornecidos pelo Sicredi. A ação inicia no sábado (12), com a realização de atendimento médico e exames no Ceam (Centro de Referência de Atendimento à Mulher)", ressaltou.

Inspirado na agenda 2030 do Pacto Global da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Comitê Mulher Sicredi Vale do São Francisco vai atuar mais ativamente nas áreas de Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8).

 

 

Veja também

Programa BNDES Fundo Clima aprova, em 7 meses, 2,5 vezes valor aprovado em toda sua história
clima

Programa BNDES Fundo Clima aprova, em 7 meses, 2,5 vezes valor aprovado em toda sua história

Lula aceitou que medidas fiscais sejam estruturais, mas PT quer que atinjam "andar de cima"
medidas fiscais

Lula aceitou que medidas fiscais sejam estruturais, mas PT quer que atinjam "andar de cima"

Newsletter