Logo Folha de Pernambuco

Economia

Comitê Mulher Sicredi Vale do São Francisco é lançado em Petrolina

Objetivo é promover a equidade de gênero e capacitação para aumentar a presença das mulheres em cargos de liderança no cooperativismo

Lançamento do Comitê Mulher, em PetrolinaLançamento do Comitê Mulher, em Petrolina - Foto: Divulgação/Comitê Mulher

Na última terça-feira (8), foi lançado o Comitê Mulher, em Petrolina, pelo Sicredi Vale do São Francisco, em alusão ao mês e Dia Internacional da Mulher. De acordo com o Comitê, o objetivo principal da iniciativa é promover a equidade de gênero, o empoderamento e o aumento da presença das mulheres em cargos de liderança no cooperativismo de crédito.  

Durante o lançamento do programa, que foi instituído nacionalmente em 2019, foram empossadas as representantes regionais do Comitê, que terá como coordenadora a professora do IF Sertão, Gislane Rocha. Para compor o Comitê, a categoria vai contar com nomes de representatividade no segmento, como a advogada Lígia Simões, a médica Águida Mendes, cirurgiã-dentista Catarina Brasil, a contadora e empresária Adriana Motta e a agrônoma Russaika Lírio. Todas as associadas à instituição estarão de forma voluntária.

De acordo com a coordenadora, Gislane Rocha, o papel principal do Comitê Mulher será a promoção de ações sociais em diversos setores, contando com o apoio do Conselho de Administração do Sicredi. "Teremos na próxima semana a primeira ação do Comitê. Apoiar uma qualificação em benefício da mulher de Petrolina, incluindo aquelas que tem medida protetiva deferida pela justiça. Trata-se de um projeto do Rotary Club Petrolina Norte do qual somos parceiros no planejamento e apoio financeiro. Contamos com o apoio da Prefeitura de Petrolina, do Movimento de Mulheres de Petrolina e demais parceiros. A princípio serão beneficiadas 100 mulheres com qualificação profissional para atuação imediata no mercado de trabalho, com os kits de trabalho fornecidos pelo Sicredi. A ação inicia no sábado (12), com a realização de atendimento médico e exames no Ceam (Centro de Referência de Atendimento à Mulher)", ressaltou.

Inspirado na agenda 2030 do Pacto Global da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Comitê Mulher Sicredi Vale do São Francisco vai atuar mais ativamente nas áreas de Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8).

 

 

Veja também

Newsletter