Logo Folha de Pernambuco

ECONOMIA

Commodities mais baratas e queda de juros no cenário externo. Entenda porque inflação está em queda

Banco Central prevê redução de IPCA para 4,5% em 2023, levando inflação para dentro da meta após dois anos de estouro

Banco CentralBanco Central - Foto: Marcello Casal Jr

O Banco Central detalhou, nesta quinta-feira (21), os principais motivos que levaram a previsão de queda no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 4,5% em 2023. O índice está dentro da meta de inflação estabelecida para o ano, que tem um intervalo 1,75% e 4,75%. O ritmo de queda inflacionária se baseia em um cenário externo mais estável, principalmente na economia americana, e um recuo no preço das commodities, destacando a diminuição dos custos com energia.

O respiro do mercado vem quase quatro anos após o início da pandemia da COVID-19, que pressionou os mercados globais e elevou exponencialmente os preços no mundo todo. A expectativa de queda neste ano se fundamenta ainda mais quando se olha para o núcleo da inflação em tendência de queda. Ou seja, os preços devem continuar caindo, mesmo desconsiderando fatores climáticos e sazonais.

A queda no preço das commodities de energia, como petróleo e gás, vem com a estabilização do mercado após o início da guerra na Ucrânia. Nos Estados Unidos, a previsão de queda no juros de longo prazo dura há pelo menos 170 dias.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou também que as medidas de equilíbrio fiscal geram resultados na previsão de inflação no longo prazo.

"É importante o governo perseverar no alcance da meta fiscal. Reconhecemos que tem um grande esforço do Haddad. Sabemos que é difícil a aprovação de projetos no Congresso, mas tivemos uma semana de vitórias. Parabenizei Haddad, tem que se reconhecer o esforço. Avançamos com reformas importantes, como a reforma tributária", disse.

Na quarta-feira (20), o Senado aprovou a medida provisória que pode render até R$ 35 bilhões para o governo. A proposta retoma a tributação de impostos federais (IRPJ, CSLL e PIS/Cofins) para empresas que têm benefícios de ICMS para custeio.

Para 2024, a projeção do BC para o IPCA está em 3,9%. Já para 2025, 2026 e 2027, o índice deve permanecer em 3,5%.

A expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) também foi elevada de 2,9% para 3%. Apesar de quedas de produção do agronegócio e indústria, a estabilidade do setor de serviços manteve a elevação do PIB.

Além disso, a taxa de desocupação no país caiu e deve se manter próxima de 8% nos próximos anos. O acesso a linhas de crédito para família também aumentou. Os dois fatores levam a uma resiliência do consumo.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter