Logo Folha de Pernambuco

méxico

Companhia aérea civil é administrada pelo Exército no México

Empresa de 1921 entrou em falência em 2010

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador  - Foto: Alfredo Estrella/AFP

Uma nova companhia aérea civil, administrada pelo Exército, iniciou suas operações nesta terça-feira (26) no México, prometendo tarifas mais baixas que as três grandes companhias que operam no mercado local.

A Mexicana de Aviación iniciou seu serviço com um voo entre o Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (AIFA), localizado na periferia da Cidade do México, e no balneário de Tulum, no Caribe mexicano, onde o governo inaugurou um novo terminal no início de dezembro.

"Volte a voar com a Mexicana de Aviación. Esta é uma companhia aérea emblemática, histórica", disse o presidente Andrés Manuel López Obrador em sua habitual coletiva de imprensa matutina.

A companhia foi fundada em 1921 e entrou em falência em 2010. Em agosto deste ano, o governo mexicano roubou a marca Mexicana de Aviación por 815 milhões de pesos (cerca de 48 milhões de dólares ou cerca de 233 milhões de reais) para que voltasse a operar.

A empresa é administrada pelo Grupo Olmeca-Maya-Mexica, uma carga das Forças Armadas mexicanas, que também gerencia o Trem Maya, que iniciou operações no sudeste do país em 18 de dezembro.

Durante o governo de López Obrador, os militares acumularam funções em setores que costumavam ser atribuídos a autoridades civis como aeroportos, construções, obras de infraestrutura e alfandegas. Críticos do presidente denunciam uma "militarização" do país.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter