Companhia aérea vai pesar passageiros antes do embarque. Entenda
Objetivo é calcular o equilíbrio da aeronave para garantir um voo seguro, informa empresa finlandesa que fará testes com voluntários
Os passageiros já estão acostumados com a bagagem sendo pesada durante o check-in para saber se atende às normas da companhia aérea. Mas agora há empresas pesando também os próprios passageiros com suas bagagens de mão. O objetivo é calcular o equilíbrio da aeronave para garantir um voo seguro, informam.
A Finnair, maior companhia aérea da Finlândia, começou a realizar testes no Aeroporto de Helsinque, com passageiros voluntários sendo pesados no portão de embarque. A ideia é que a companhia aérea possa refinar as estimativas de peso para os voos antes da decolagem.
O vice-presidente sênior de comunicações da Finnair, Päivyt Tallqvist, disse à CNN que todo o processo é anônimo, com apenas o funcionário no portão vendo o peso. A companhia registra apenas o peso e informações básicas do cliente e da bagagem de mão. Não são pedidos nomes ou códigos de reserva, por exemplo.
Leia também
• Gol acusa Latam de 'ação predatória' para obter aeronaves e pilotos e pede proteção à Justiça de EUA
• ''País precisa ter aéreas nacionais'', diz presidente do BNDES ao defender apoio do governo ao setor
• Mercadante defende apoio às aéreas, mas ressalta garantias de crédito
Teste voluntário no inverno e no verão
O teste é voluntário e começou a ser feito na segunda-feira (5). Até a quinta-feira (8), cerca de 800 pessoas já tinham participado. A ideia é pesar 1.200 passageiros no inverno e no verão.
Segundo Tallqvist, a companhia aérea ficou “positivamente surpresa com o número de voluntários”, disse ele à CNN.
“Comunicamos esta pesquisa aos clientes da Finnair através dos nossos canais de redes sociais e dos nossos aplicativos, e os primeiros voluntários pediram proativamente para participar, mesmo antes de o equipamento ser configurado”, conta.
As companhias aéreas já calculam o peso dos aviões justamente para garantir um voo seguro aos passageiros. Cada aeronave possui um peso máximo definido. Antes da decolagem, são medidos os pesos dos tripulantes a bordo, das cargas, das bagagens no porão e até dos serviços de bordo e tanques de combustível.
A depender do peso carregado na aeronave, a companhia aérea pode optar por remanejar cargas ou até retirar malas e passageiros do destino em função do peso máximo e do caimento dele sobre a aeronave.
Françoise Bettencourt: Saiba quem é a mulher mais rica do mundo, que diz viver 'escondida' para ser feliz
As companhias aéreas costumam utilizar pesos médios de passageiros fornecidos pelas autoridades da aviação civil. Mas também podem usar os seus próprios, desde que aprovados pelas autoridades. A Finnair, por exemplo, faz suas próprias medições desde 2018, mas com a exigência de serem atualizadas a cada cinco anos. Por isso a atualização agora.
Além da Finnair, a Korean Air já conduziu seu próprio programa de pesagem em 2023. A Air New Zealand também fez uma pesquisa de peso no ano passado.