Logo Folha de Pernambuco

Fernando de Noronha

Companhia Azul vai operar para Noronha cinco frequências diárias em outubro e oito em novembro

Em outubro, serão cinco frequências diárias e, em novembro, serão oito frequências por dia

Modelo turboélice ATR72 será usado pela AzulModelo turboélice ATR72 será usado pela Azul - Foto: Divulgação

A venda de passagens aéreas para Fernando de Noronha, em Pernambuco, já foram reabertas pela companhia Azul. Após reacomodar todos os clientes com passagens já compradas, que foram impactados com a restrição de operação de jatos no aeroporto de Noronha, a Azul confirmou, nesta quarta-feira (12), a venda de novos bilhetes. Para isso, a empresa vai aumentar o número de frequências diárias do Recife para a ilha, sendo cinco voos diários em outubro e oito diários em novembro. Normalmente, a Azul operava três frequências diárias.

A companhia informou que a nova operação para o arquipélago pernambucano será realizada com aeronaves do modelo ATR72-600, com capacidade para transportar até 70 clientes. No mês de outubro, a empresa contará com dez voos diários regulares entre Recife e Noronha, sendo cinco em cada sentido, além de operações extras para garantir a capacidade de oferta à ilha.  

A partir do próximo mês, a Azul passa a operar 16 voos entre as duas cidades, sendo oito em cada sentido, criando então a “Ponte Aérea Recife-Fernando de Noronha”. As vendas de passagens com embarque em outubro já estão abertas e as de novembro serão reabertas no decorrer desta quarta-feira (12).

Em outubro, os horários de embarque no Recife serão às 08h00, 09h10, 12h00, 12h55 e 14h00. Na volta, os horários que as aeronaves sairão de Noronha serão às 11h20, 12h30, 15h20, 16h15 e 17h20.

Em novembro, os horários do embarque no Recife serão às 07h00, 08h00, 08h30, 09h10, 12h00, 12h55, 13h30 e 14h00. No sentido contrário, os voos vão sair de Noronha às 10h20, 11h20, 11h50, 12h30, 15h20, 16h15, 16h50 e 17h20.

Na segunda-feira (10), a companhia Azul tinha comunicado que iria suspender a venda de novas passagens aéreas para Noronha, pois passaria a operar com uma aeronave menor (ART72-600), que consiste em um menor número de capacidade de passageiros. Assim, a companhia precisaria acomodar os clientes com passagens já compradas.

Depois de tratativas com o Governo do Estado, a Azul decidiu por aumentar o número de frequências e, assim, poder transportar mais clientes.

Segundo o governo, o diálogo também segue com a Gol Linhas Aéreas, que, por enquanto, irá suspender as suas operações para Noronha.

Decisão da Anac
A medida de mudança da aeronave foi tomada depois da decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de suspender pouso e decolagem com turbojatos para o aeroporto de Fernando de Noronha. Segundo a agência, após três anos monitorando as condições operacionais da pista de pouso e decolagem do aeroporto, foi verificado risco à segurança das operações, dos passageiros e tripulantes.

O Governo do Estado disse que a recuperação preliminar da pista de pouso e decolagem já foi iniciada no dia 6 de outubro com a mobilização de materiais e equipamentos necessários para a execução de reparos. Esta obra tem duração prevista de 60 dias e, após a conclusão dessa fase, está prevista uma nova vistoria da Anac no local.

Veja também

Minha Casa Minha Vida beneficia cidades com até 50 mil pessoas
moradia

Minha Casa Minha Vida beneficia cidades com até 50 mil pessoas

"Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás", diz presidente da Petrobras

"Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás", diz presidente da Petrobras

Newsletter