Logo Folha de Pernambuco

Fernando de Noronha

Companhia Azul vai operar para Noronha cinco frequências diárias em outubro e oito em novembro

Em outubro, serão cinco frequências diárias e, em novembro, serão oito frequências por dia

Modelo turboélice ATR72 será usado pela AzulModelo turboélice ATR72 será usado pela Azul - Foto: Divulgação

A venda de passagens aéreas para Fernando de Noronha, em Pernambuco, já foram reabertas pela companhia Azul. Após reacomodar todos os clientes com passagens já compradas, que foram impactados com a restrição de operação de jatos no aeroporto de Noronha, a Azul confirmou, nesta quarta-feira (12), a venda de novos bilhetes. Para isso, a empresa vai aumentar o número de frequências diárias do Recife para a ilha, sendo cinco voos diários em outubro e oito diários em novembro. Normalmente, a Azul operava três frequências diárias.

A companhia informou que a nova operação para o arquipélago pernambucano será realizada com aeronaves do modelo ATR72-600, com capacidade para transportar até 70 clientes. No mês de outubro, a empresa contará com dez voos diários regulares entre Recife e Noronha, sendo cinco em cada sentido, além de operações extras para garantir a capacidade de oferta à ilha.  

A partir do próximo mês, a Azul passa a operar 16 voos entre as duas cidades, sendo oito em cada sentido, criando então a “Ponte Aérea Recife-Fernando de Noronha”. As vendas de passagens com embarque em outubro já estão abertas e as de novembro serão reabertas no decorrer desta quarta-feira (12).

Em outubro, os horários de embarque no Recife serão às 08h00, 09h10, 12h00, 12h55 e 14h00. Na volta, os horários que as aeronaves sairão de Noronha serão às 11h20, 12h30, 15h20, 16h15 e 17h20.

Em novembro, os horários do embarque no Recife serão às 07h00, 08h00, 08h30, 09h10, 12h00, 12h55, 13h30 e 14h00. No sentido contrário, os voos vão sair de Noronha às 10h20, 11h20, 11h50, 12h30, 15h20, 16h15, 16h50 e 17h20.

Na segunda-feira (10), a companhia Azul tinha comunicado que iria suspender a venda de novas passagens aéreas para Noronha, pois passaria a operar com uma aeronave menor (ART72-600), que consiste em um menor número de capacidade de passageiros. Assim, a companhia precisaria acomodar os clientes com passagens já compradas.

Depois de tratativas com o Governo do Estado, a Azul decidiu por aumentar o número de frequências e, assim, poder transportar mais clientes.

Segundo o governo, o diálogo também segue com a Gol Linhas Aéreas, que, por enquanto, irá suspender as suas operações para Noronha.

Decisão da Anac
A medida de mudança da aeronave foi tomada depois da decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de suspender pouso e decolagem com turbojatos para o aeroporto de Fernando de Noronha. Segundo a agência, após três anos monitorando as condições operacionais da pista de pouso e decolagem do aeroporto, foi verificado risco à segurança das operações, dos passageiros e tripulantes.

O Governo do Estado disse que a recuperação preliminar da pista de pouso e decolagem já foi iniciada no dia 6 de outubro com a mobilização de materiais e equipamentos necessários para a execução de reparos. Esta obra tem duração prevista de 60 dias e, após a conclusão dessa fase, está prevista uma nova vistoria da Anac no local.

Veja também

Newsletter