Logo Folha de Pernambuco

Indústria automotiva

Companhia Stellantis anuncia meta de ser carbono neutro até 2038

Pelos planos, toda a cadeia do grupo vai deixar de emitir carbono como meta para um futuro sustentável

Apresentação do plano estratégico da Stellantis com o CEO Carlos TavaresApresentação do plano estratégico da Stellantis com o CEO Carlos Tavares - Foto: Stellantis/Divulgação

Em sintonia com a responsabilidade mundial de reduzir o aquecimento global, o grupo Stellantis anunciou uma meta importante: tornar-se uma companhia zero emissão de carbono até 2038. Pelos planos, apresentados ontem em Amsterdã, na Holanda, o grupo automotivo já pretende uma redução de 50% na emissão de carbono até 2030, em comparação com as métricas de 2021. Toda a cadeia da companhia estará envolvida nesse planejamento. O Polo Automotivo da Jeep de Goiana, em Pernambuco, já está no caminho, pois é o primeiro complexo industrial multiplantas carbono neutro da América Latina.

O anúncio de ontem faz parte da Dare Forward 2030, o plano estratégico da Stellantis para a próxima década. A empresa, detentora de marcas como Fiat, Jeep e Peugeot, acredita que essa é uma importante contribuição para um futuro sustentável. “São necessários mais compromissos globais para combater o aumento de 1,5 graus Celsius nas temperaturas globais e evitar os piores efeitos das mudanças climáticas. Esta é a razão pela qual traçamos nosso caminho para atingir zero emissões de carbono até 2038”, comunicou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, durante o evento em Amsterdã.

Para a companhia, assumir um papel de liderança na descarbonização é o melhor caminho para proteger a empresa, os funcionários e as próximas gerações. “Esse caminho não estará completo sem expandir nossas atividades de economia circular. Devemos mudar nossos modos de consumo e a forma como projetamos nossos produtos”, complementou Tavares.

A eletrificação está no plano

Ainda pelo planejamento da Stellantis, a eletrificação de veículos está cada vez mais presente. A companhia apresentou o primeiro SUV totalmente elétrico da Jeep, a ser lançado no início de 2023, mas ainda sem falar de datas para o Brasil. Além dele, a Stellantis mostrou uma prévia da nova picape Ram 1500 BEV que chegará em 2024 para os mercados da Europa e dos Estados Unidos, onde a eletrificação avançará mais rapidamente.

O grupo traçou caminho para que 100% das vendas na Europa e 50% das vendas nos Estados Unidos sejam de veículos elétricos a bateria (BEVs) até o final desta década. 

Do ponto de vista das operações, a companhia vai dobrar a receita líquida para € 300 bilhões até 2030 e manterá as margens de lucro operacional ajustado de dois dígitos ao longo da década. Em 2021, o balanço global do grupo apresentou receita líquida de € 152 bilhões.

Veja também

Fávaro apoia movimento de frigoríficos brasileiros de suspender vendas ao Carrefour
ECONOMIA

Fávaro apoia movimento de frigoríficos brasileiros de suspender vendas ao Carrefour

Raízen quer vender Oxxo e achar sócio para negócio de etanol
ENERGIA

Raízen quer vender Oxxo e achar sócio para negócio de etanol

Newsletter