Conab estima colheita recorde de grãos na Safra 2020/21
As culturas de milho e soja correspondem a 90% da produção de grãos do país
A Safra de Grãos 2020/21 teve um crescimento total na produção de 6%, comparado aos resultados de 2019/20, de acordo com o 6º levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa é de uma safra recorde de grãos, com um volume de 272,3 milhões de toneladas.
“Mesmo com os problemas climáticos no início desta safra de produção de grãos, com atrasos consideráveis no plantio da safra de soja durante o final do ano passado, nós estamos estimando uma safra recorde de grãos. O incremento da produção ocorre principalmente pelas culturas de milho e soja, que juntas correspondem a aproximadamente 90% da produção de grãos do país. A leguminosa vem mantendo a tendência de crescimento na área cultivada e nesta safra a estimativa aponta para uma área total plantada de 38,5 milhões de hectares, crescimento de 4% em relação ao ciclo passado e produção recorde de 135 milhões de toneladas”, explica o gerente de Acompanhamento de Safras da Conab, Maurício Lopes.
Com relação à estimativa realizada no mês passado, houve um crescimento de 4 milhões de toneladas, principalmente por conta do crescimento de 6,7% na área de plantio do milho da segunda safra. A pesquisa foi realizada na última semana de fevereiro.
A previsão para o milho é de uma produção total recorde, com a possibilidade de superar em 5,4% a safra 2019/20 e atingir mais de 108 milhões de toneladas. O volume histórico ocorre devido aos 23,5 milhões de toneladas na primeira safra, 82,8 milhões na segunda e 1,8 milhão na terceira safra.
Leia também
• Sairé: cultivo de laranja, consciência ambiental e história
• Safra de grãos deve ser recorde em 2021, diz IBGE
• Safra de grãos deve ser 4,2% superior à produção de 2019, diz IBGE
“Como a produção nacional de grãos ocorre principalmente no sistema de sequeiro, o clima no outono e inverno, principalmente com relação a precipitação, é a principal variável que influenciará na produção. Mesmo com esses problemas climáticos, a nossa estimativa de safra recorde de produção de grãos se mantém, porque até então o clima tem sido favorável, tanto para o crescimento e desenvolvimento das lavouras recém-plantadas de milho segunda safra, como também para a produção de soja que avança nas fases de colheita”, ressalta Maurício.
Além disso, a área de plantio apresenta um aumento de 3,6% sobre a da safra anterior, estimada atualmente em 68,3 milhões de hectares. Após a colheita, principalmente da soja e do milho primeira safra, são plantadas as lavouras de segunda e terceira safras e as de inverno em seguida, que totalizam cerca de 20 milhões de hectares.