Logo Folha de Pernambuco

oportunidade

Concurso da Petrobras terá provas em todas as capitais

Com a mudança, a estatal está ampliando de 19 para 35 as cidades onde as provas objetivas serão aplicadas, um aumento de 84%

PetrobrasPetrobras - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras suspendeu as inscrições até domingo de seu recém-lançado concurso público. O objetivo é aumentar a quantidade de locais de aplicação das provas.

Com a mudança, a estatal está ampliando de 19 para 35 as cidades onde as provas objetivas serão aplicadas, um aumento de 84%, incluindo as capitais de todos os 27 estados do país.

O concurso prevê 916 vagas para nível técnico, além da formação de cadastro de reserva, com 5.496 postos. A remuneração mínima inicial é de R$ 5.878,82. Não é preciso experiência profissional prévia.

Segundo a estatal, os candidatos que já se cadastraram para o concurso também poderão alterar o local de prova para uma das novas cidades até o término das inscrições, em 31 de janeiro. Isso porque o município selecionado para realizar a prova não está vinculado ao município da vaga à qual o candidato ou candidata está concorrendo, disse a companhia.

Para isso, a companhia disse que a plataforma por onde as inscrições do concurso são realizadas ficará fora do ar para o ajuste de inclusão das novas cidades entre as opções no momento da candidatura.

"O sistema estará suspenso para as adequações necessárias entre esta quarta-feira e o próximo domingo. As inscrições voltam a serem habilitadas normalmente na segunda-feira, dia 8 de janeiro", disse a companhia.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse em nota que o objetivo da ampliação dos locais de prova é "democratizar o acesso ao concurso de abrangência nacional, aumentando a possibilidade de que candidatos de diferentes regiões do Brasil possam se inscrever".

Confira a lista atualizada dos locais de prova:
Rio Branco/AC
Maceió/AL
Manaus/AM
Salvador/BA
Fortaleza/CE
Brasília/DF
Vitória/ES
Goiânia/GO
São Luís/MA
Belo Horizonte/MG
Betim/MG
Campo Grande/MS
Belém/PA
João Pessoa/PB
Ipojuca/PE
Recife/PE

Curitiba/PR
Araucária/PR
Duque de Caxias/RJ
Itaboraí/RJ
Macaé/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Natal/RN
Porto Alegre/RS
Canoas/RS
Florianópolis/SC
Aracaju/SE
Campinas/SP
Cubatão/SP
Mauá/SP
Paulínia/SP
Santos/SP
São José dos Campos/SP
São Paulo/SP
Palmas/TO

Segundo a estatal, das 6.412 oportunidades no total, 20% estão reservadas para pessoas com deficiência e outros 20% para negros.

Há vagas nas áreas de Enfermagem do Trabalho, Inspeção de Equipamentos e Instalações, Logística de Transportes (Controle), Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica), Operação, Operação de Lastro, Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica), Química de Petróleo, Segurança do Trabalho, Suprimento de Bens e Serviços (Administração).

Veja também

Neurotech: Busca por crédito acelera em outubro, com 1ª expansão interanual de 2024
FINANCIAMENTO

Neurotech: Busca por crédito acelera em outubro, com 1ª expansão interanual de 2024

Após surpreender em 2024, PIB da construção deve crescer menos em 2025
CONSTRUÇÃO

Após surpreender em 2024, PIB da construção deve crescer menos em 2025

Newsletter