Concurso da Petrobras terá provas em todas as capitais
Com a mudança, a estatal está ampliando de 19 para 35 as cidades onde as provas objetivas serão aplicadas, um aumento de 84%
A Petrobras suspendeu as inscrições até domingo de seu recém-lançado concurso público. O objetivo é aumentar a quantidade de locais de aplicação das provas.
Com a mudança, a estatal está ampliando de 19 para 35 as cidades onde as provas objetivas serão aplicadas, um aumento de 84%, incluindo as capitais de todos os 27 estados do país.
O concurso prevê 916 vagas para nível técnico, além da formação de cadastro de reserva, com 5.496 postos. A remuneração mínima inicial é de R$ 5.878,82. Não é preciso experiência profissional prévia.
Segundo a estatal, os candidatos que já se cadastraram para o concurso também poderão alterar o local de prova para uma das novas cidades até o término das inscrições, em 31 de janeiro. Isso porque o município selecionado para realizar a prova não está vinculado ao município da vaga à qual o candidato ou candidata está concorrendo, disse a companhia.
Para isso, a companhia disse que a plataforma por onde as inscrições do concurso são realizadas ficará fora do ar para o ajuste de inclusão das novas cidades entre as opções no momento da candidatura.
Leia também
• MEC autoriza mais vagas de direito e medicina em instituições privadas
• Caged: país gerou mais de 130 mil novas vagas de trabalho em novembro
• Detran-PE abre novas vagas para exames práticos nas categorias "A" e "B"
"O sistema estará suspenso para as adequações necessárias entre esta quarta-feira e o próximo domingo. As inscrições voltam a serem habilitadas normalmente na segunda-feira, dia 8 de janeiro", disse a companhia.
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse em nota que o objetivo da ampliação dos locais de prova é "democratizar o acesso ao concurso de abrangência nacional, aumentando a possibilidade de que candidatos de diferentes regiões do Brasil possam se inscrever".
Confira a lista atualizada dos locais de prova:
Rio Branco/AC
Maceió/AL
Manaus/AM
Salvador/BA
Fortaleza/CE
Brasília/DF
Vitória/ES
Goiânia/GO
São Luís/MA
Belo Horizonte/MG
Betim/MG
Campo Grande/MS
Belém/PA
João Pessoa/PB
Ipojuca/PE
Recife/PE
Curitiba/PR
Araucária/PR
Duque de Caxias/RJ
Itaboraí/RJ
Macaé/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Natal/RN
Porto Alegre/RS
Canoas/RS
Florianópolis/SC
Aracaju/SE
Campinas/SP
Cubatão/SP
Mauá/SP
Paulínia/SP
Santos/SP
São José dos Campos/SP
São Paulo/SP
Palmas/TO
Segundo a estatal, das 6.412 oportunidades no total, 20% estão reservadas para pessoas com deficiência e outros 20% para negros.
Há vagas nas áreas de Enfermagem do Trabalho, Inspeção de Equipamentos e Instalações, Logística de Transportes (Controle), Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica), Operação, Operação de Lastro, Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica), Química de Petróleo, Segurança do Trabalho, Suprimento de Bens e Serviços (Administração).