Logo Folha de Pernambuco

enem dos concursos

Concurso Nacional Unificado: veja como estudar para a prova; professores dão dicas

"Enem dos concursos" será no dia 5 de maio e oferece mais de seis mil vagas para trabalhar no setor público

Concursos públicosConcursos públicos - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

A quatro meses da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), que atraiu mais de 200 mil inscritos no primeiro dia, professores de cursos preparatórios dizem que é preciso encarar uma maratona até o dia 5 de maio, data da prova. Saiu a prova de Língua Portuguesa e entraram disciplinas como Ética e Diversidade. Veja as dicas dos professores para se preparar:

Começando por agora? É preciso se dedicar
Para quem está começando a se preparar por agora, Victor Dalton, fundador do curso preparatório Direção Concursos, vê que será necessário mergulhar nos estudos:

— Com apenas quatro meses até a prova, estamos lutando para mostrar aos candidatos que devem viver para esse concurso se quiserem passar. E estudar muito — ele diz.

Já Mauricio Soares, professor da Degrau Cultural, aconselha priorizar as matérias que têm maior peso ou mais questões na sua prova, de acordo com o bloco escolhido.

Quantas horas de estudo por dia?
Diones Martins, coordenador do curso Zerohum, recomenda estudar de oito a dez horas por dia. Já Soares opina que não há como cravar uma quantidade de horas ao certo. Para ele, o correto é estudar o máximo possível.

— Eu costumo dizer para os meus alunos que não tem um horário fixo, até porque isso é algo muito pessoal de cada um. O certo é estudar pelo máximo de horas que der — ele afirma.

Faça exercícios de provas anteriores
Este será o primeiro "Enem dos concursos" e ainda há dúvida entre professores e concurseiros sobre como será a prova, mas Martins lembra que a empresa responsável pelo CNU será a Cesgranrio, então vale a pena buscar questões de provas anteriores que tenham tido a mesma banca, o que pode ser encontrado em sites da internet. Ambos os professores ressaltam que fazer questões de provas anteriores como exercício é muito importante.

Devo estudar Língua Portuguesa?
Uma surpresa para os concurseiros e cursos preparatórios foi a ausência de prova de Língua Portuguesa no edital do CNU. Professores ressaltam, no entanto, que o aluno não deve descartar a disciplina do seu plano de estudos, porque aspectos como ortografia e coesão serão analisados nas respostas das questões discursivas (cobrado em vagas para nível superior) e na redação (para vagas que exigem ensino médio).

Matérias como Realidade Brasileira, Ética e Diversidade também assustaram os alunos, que ficaram em dúvida de como esses temas poderiam ser abordados em uma prova. Para se preparar, Martins aconselha estudar História e Sociologia.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter