Logo Folha de Pernambuco

Banco Central

Condições de oferta de crédito foram mais favoráveis no fim de 2023, mostra BC

Banco Central divulga o resultado da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito

Bancos esperam que as condições de crédito para pessoas físicas sejam mais favoráveisBancos esperam que as condições de crédito para pessoas físicas sejam mais favoráveis - Foto: Canva

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira, 15, o resultado da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC), que procura captar as tendências do mercado de crédito bancário a partir das percepções das principais instituições financeiras. Em relação ao quarto trimestre de 2023, os bancos destacaram que as condições de oferta de crédito foram mais favoráveis.

"Em geral, a demanda por crédito tem sido positiva, impulsionada pela redução nas taxas de juros e, no caso de pessoas jurídicas, também pela necessidade de investimento em ativo fixo e de capital de giro", aponta o BC.



De acordo com a pesquisa, a oferta de crédito para pessoas jurídicas tem sido mais flexível, com destaque positivo para a competição entre bancos no segmento de grandes empresas. No segmento de micro, pequenas e médias empresas, o destaque é a captação de novos clientes. "Espera-se para o primeiro trimestre de 2024 uma melhora generalizada nos fatores", acrescentou o documento.

Já para as famílias, "Espera-se fortalecimento da demanda para o primeiro trimestre de 2024, auxiliado pela redução nas taxas de juros e aumento da confiança do consumidor", apontou a pesquisa.

As instituições também citaram a melhora na percepção sobre o nível de comprometimento de renda do consumidor, o nível de emprego e de condições salariais, além da inadimplência e a tolerância ao risco.

Por outro lado, apesar da melhora ou manutenção da percepção dos fatores de oferta do crédito habitacional no fim de 2023, os bancos indicaram que o custo e disponibilidade de funding devem ser fatores "bastante negativos" para o segmento no começo de 2024.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter