Confiança do consumidor cai 3,1 pontos em maio, diz FGV
Com isso, o indicador chegou a 75,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 3,1 pontos de abril para maio deste ano. A queda veio depois da alta de 3,8 pontos de março para abril.
Com isso, o indicador chegou a 75,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Os dados da FGV foram divulgados nesta quarta-feira (25).
Leia também
• Intenção de consumo das famílias cresce pelo quinto mês
• Consumo de ovos: crescimento e dificuldades de produção
• Consumo aparente de bens industriais tem alta de 0,4%
Segundo a FGV, a queda do ICC foi influenciada pela piora das expectativas dos consumidores brasileiros para os próximos meses. O Índice de Expectativas recuou 5,1 pontos e chegou a 81 pontos, principalmente devido às avaliações sobre a situação financeira da família nos próximos meses.
Já o Índice da Situação Atual, que avalia a confiança no presente, se manteve estável em 69,1 pontos.
Segundo a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt, os resultados dos últimos meses mostram que a inflação e a dificuldade de obter emprego continuam impactando de forma negativa as famílias.