Logo Folha de Pernambuco

Economia

Confiança do empresário do comércio cai pelo terceiro mês

Apesar das quedas, índice acumula alta de 9,7% no ano

Apesar das quedas, índice acumula alta de 9,7% no anoApesar das quedas, índice acumula alta de 9,7% no ano - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 1,3% em novembro na comparação com outubro. Essa é a terceira queda consecutiva do indicador, divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apesar do aumento da circulação de pessoas nas ruas em relação ao início da pandemia de covid-19, a confiança apresentou queda no último trimestre. Segundo ele, isso mostra que a conjuntura econômica tem afetado a confiança empresarial.
 

“Os dados indicam que, apesar de fundamental, o avanço da vacinação já não tem sido mais suficiente para injetar ânimo no comércio. Será preciso que a situação da economia melhore para a recuperação acontecer”, disse ele.

Alta acumulada é de 9,7%

Apesar das três quedas, a confiança do empresário acumula alta de 9,7% no ano. Na comparação com novembro de 2020, a expansão chegou a 10,2%.

Na comparação com outubro deste ano, a principal queda ocorreu na avaliação sobre as condições atuais (-4,1%), principalmente devido ao recuo na confiança sobre o momento atual da economia (-8,4%). As expectativas também caíram, mas de forma mais moderada (-0,7%).

As intenções de investimentos  subiram 0,5% no período, alta puxada pelo aumento de 2,4% na intenção de investir na empresa.

Veja também

Nvidia prepara tecnologia para apoiar fabricação de robôs humanoides no 1º semestre de 2025
ROBÔS HUMANOIDES

Nvidia prepara tecnologia para apoiar fabricação de robôs humanoides no 1º semestre de 2025

Fim da escala 6x1 beneficiará mulheres, diz ministra
ESCALA 6X1

Fim da escala 6x1 beneficiará mulheres, diz ministra

Newsletter