Confira os dez carros com menor consumo de combustível, segundo o Inmetro
Ranking abrange 747 modelos e versões, sendo 68 modelos Elétricos e 48 Plug-in
O Inmetro acaba de lançar a edição de 2023 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), com a tabela atualizada de carros de passeio, picapes e utilitários que consomem menos combustível.
Confira os modelos mais bem posicionados no ranking e aqueles com pior avaliação:
Os dez modelos mais econômicos
Renault Kwid, modelo Zen/Intense, motor 1.0 - 12V
Peugeot 208, modelo LIKE MT, motor 1.0 – 6V
Chevrolet Onix Plus, modelo 10 MT LT, motor 1.0 – 12V
VW Polo, modelo TSI manual, motor 1.0 – 12V
Fiat Cronos, modelo Drive, motor 1.0 - 12V
Fiat Mobi, modelo Easy, motor 1,8 – 8V
Chevrolet Onix Plus, modelo 10 T MT, motor 1.0 turbo
Chevrolet Onix, modelo 10MT HB, motor 1.0 – 12V
VW Voyage – modelo MPI, motor 1.0 – 12V
Renault Sandero – Life/ Sedition – Motor 1.0 – 12V
Os dez modelos com maior gasto:
Chevrolet Spin, modelo 1.8L AT LTZ 5, motor 1.8 – 8V
Renault Logan, modelo ZEN16CVT, motor 1.6 – 16V
Peugeot 208, modelo Allure AT, motor 1.6 - 16V
Honda HR-V, modelo Advanced, motor 1.5T - 16V
Nissan Versa, modelo Advanced, motor 1.6 - 16V
VW Polo, modelo GTS 250 TSI automático, motor 1.4 - 16V
VW Virtus, modelo GTS 250TSI automático, motor 1.4 - 16V
Nissan Versa, modelo Sense, motor 1.6 - 16V
Chevrolet Onix, versão 10TAT RS (produzidos até Jan/23), motor 1.0 – 12V
Volkswagen T-Cross, modelo Highline 250TSI automático, motor 1.4 - 16V
O PBEV abrange 747 modelos e versões, sendo 68 modelos Elétricos (VE) e 48 Plug-in (VEHP). A tabela antecipa alguns lançamentos e segue as mesmas diretrizes definidas pelo Inovar Auto em 2015 e que se mantiveram presentes no Programa Rota 2030, do Governo Federal.
Desde a publicação da Portaria Nº 377/2011 do Inmetro, os modelos a combustão já trazem na etiqueta e nas divulgações a informação de quilometragem por litro (km/l). No entanto, alguns fatores podem influenciar no nível de consumo. É o caso do peso do carro, da falta de manutenção e da potência do motor.