Logo Folha de Pernambuco

Inss

Consignado do INSS: governo se reúne para discutir alta dos juros para aposentados

Ministro Carlos Lupi admite elevar o teto para 1,85% ao mês, taxa definida pela Caixa e pelo Banco do Brasil

Agência do INSSAgência do INSS - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

7O governo corre para fechar um consenso interno sobre o teto dos juros do consignado para aposentados e pensionistas do INSS. O assunto será discutido em uma reunião coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, com os ministros da Previdência, Carlos Lupi, da Fazenda, Fernando Haddad, e do Trabalho, Luiz Marinho, nesta segunda-feira (27), às 19h.

Na semana passada, ainda sem acordo, o Ministério da Previdência convocou o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para deliberar sobre o novo limite da taxa do empréstimo consignado. A reunião está marcada para esta terça-feira (28) à tarde.

A linha foi fechada pelos bancos há 12 dias, após Carlos Lupi ter aprovado no Conselho a redução do teto de 2,14% ao mês para 1,70%.

Diante do impasse, Lupi admite elevar o teto para 1,85% ao mês, taxa definida pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil para retomar as operações. Interlocutores da Casa Civil dizem que Costa defende 1,95%.

Os bancos, por sua vez, propuseram 2,03%, podendo baixar para 2% ao mês, sob o argumento de que um percentual abaixo disso não cobre os custos das operações, sobretudo de instituições de menor porte. Um dos argumentos é o pagamento de comissões para os chamados pastinhas.

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), informou apenas que um consenso está próximo:

"A Febraban participou de mais uma rodada de conversas no âmbito do grupo de trabalho coordenado pela Fazenda e as propostas dos dois lados agora estão mais próximas".

Representantes do setor financeiro estiveram reunidos na Fazenda na sexta-feira, quando apresentaram várias planilhas sobre os custos da operação. Eles não participam da reunião nesta segunda-feira, mas estão acompanhando as discussões.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter