Logo Folha de Pernambuco

Juros

Consignado do INSS: Lula decide que teto dos juros será de 1,97% ao mês

As novas condições do empréstimo com desconto em folha estão analisadas pelo Conselho Nacional da Previdência Social

LulaLula - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Sem consenso entre os ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo sobre os juros do consignado para os aposentados e pensionistas do INSS e decidiu que o novo teto será de 1,97% ao mês.

A nova taxa será reavaliada em um prazo de 30 dias, segundo integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que está reunido para deliberar sobre o assunto.

A teto da taxa do cartão de crédito consignado para os aposentados também deve subir na mesma proporção de 2,62% ao mês para 2,89%.

As negociações entre representantes dos bancos e o Ministério da Fazenda indicavam um percentual de 1,99% para que a linha de crédito fosse reaberta aos beneficiários do INSS.

Já os aposentados, em carta enviada ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, defendiam 1,90% ao mês. Segundo auxiliares de Lupi, o ministro também desejava um percentual abaixo de 1,99%.

O empréstimo consignado está suspenso há 13 dias, após Lupi ter aprovado no CNPS redução do teto dos juros de 2,14% ao mês para 1,70%. Os bancos têm participação no colegiado, mas perderam durante a votação. O governo tem maioria no colegiado.

Na mesma reunião, os conselheiros aprovaram redução do teto da taxa do cartão consignado, de 3,06% ao mês para 2,62%.

A Caixa Econômica Federal informou que pretende reabrir a linha de crédito ainda nesta terça-feira, após a reunião do CNPS.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter