Crédito

Consignado para aposentados: juro deve subir, mas reunião no governo termina sem solução

A suspensão do consignado para os aposentados e pensionistas do INSS pelos bancos completa quatro dias sem uma saída à vista

DinheiroDinheiro - Foto: Divulgação

A reabertura do crédito consignado pelos bancos para aposentados e pensionistas do INSS somente deverá ocorrer na próxima semana. Há consenso no governo de que o teto de 1,70% precisa subir, mas ainda não há uma definição sobre o número.

O assunto foi discutido em uma reunião nesta segunda-feira (20)  no Palácio do Planalto, mas não foi definida a nova taxa. Uma nova reunião foi marcada para a sexta-feira, com a participação de representantes dos bancos privados.

Nesta segunda-feira, participaram do encontro, coordenado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, os ministros, da Fazenda, Fernando Haddad, e da Previdência, Carlos Lupi, além de representantes das presidentes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil,, Tarciana Medeiros.

- Ficamos de avaliar até semana que vem a possibilidade de mudança, mas não se bateu o martelo - disse um interlocutor que participou da reunião - disse um dos participantes do encontro.

Após a reunião, o Palácio divulgou uma nota, informando que a expectativa é chegar a um acordo sobre a taxa:

" Há previsão de que na próxima semana, o ministro da previdência convoque uma nova reunião do Conselho Nacional da Previdência Social para discutir o tema", diz o texto.

A redução do teto de 2,14% para 1,70% ao mês foi patrocinada pelo ministro Lupi no Conselho no início da semana passada, sem aval da equipe econômica e sem acordo com os bancos. Em retaliação, as instituições financeiras suspenderam a linha na quinta-feira.

Veja também

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed

Newsletter