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Consumidores relatam problemas para obter passagens com MaxMilhas, que pediu recuperação judicial

Empresa disse à Justiça que faturamento em trinta dias caiu 70% na venda de bilhetes e 90% na de hospedagens

Página inicial do site da MaxMilhas; Empresa entrou com pedido de recuperação judicialPágina inicial do site da MaxMilhas; Empresa entrou com pedido de recuperação judicial - Foto: Reprodução

Depois que a MaxMilhas pediu recuperação judicial na quinta-feira, multiplicam-se nas redes sociais as queixas de consumidores com a prestação de serviço. A empresa faz parte do grupo 123milhas, que teve seu pedido de proteção contra credores suspenso pela Justiça.

Um usuário da rede social X (antigo Twitter) relatou ter tido a reserva cancelada ao chegar num hotel em Orlando, na Flórida, Estados Unidos:

"Alo pessoal! Não comprem nada no #maxmilhas @maxmilhas ! Estou no Hotel em Orlando, minha reserva está cancelada e não tem mais quartos disponíveis! Fujam dessa roubada!", escreveu.

Em outro relato em rede social, uma consumidora diz que vendeu suas milhas pela empresa, que agora diz que não vai pagar. A mensagem é acompanhada de um emoji de palhaço.

Outro relatou que a namorada esperava um reembolso que deveria ter sido pago um dia antes. "Eles nem respondem, um total descaso com os consumidores", escreveu.

Mais de 1,7 mil reclamações
Na plataforma do governo federal Consumidor.gov, que reúne queixas de consumidores, há aproximadamente 1.795 reclamações referentes à MaxMilhas registradas no ano de 2023. Os assuntos mais reclamados envolvem aéreo (47,63%), pacotes (28,75%) e hospedagem (5,46%).

Entre os problemas com maior quantidade de queixas estão "dificuldade ou atraso na devolução de valores pagos", com 22,45%, seguido de cobrança indevida (10%), "dificuldade para alterar ou cancelar o contrato/serviço" (10%) e "oferta não cumprida" (9%). O índice de médio de solução para as queixas é de 79%.

Entenda a crise
No início do ano, MaxMilhas e 123milhas anunciaram uma fusão. Em agosto, a 123milhas suspendeu pacotes e passagens aéreas da linha Promo, de pacotes flexíveis, no qual a pessoa compra um pacote para determinado destino sem data definida de embarque. As duas empresas têm alguns sócios em comum, mas funcionam de maneira independente.

No pedido apresentado à Justiça, a MaxMilhas afirma que não fez parte do pedido de recuperação apresentado em agosto porque na ocasião não estava em grave crise financeira. A MaxMilhas afirma no documento ter tido impacto na credibilidade em razão da crise da 123milhas.

A MaxMilhas afirma no texto que sua principal atividade é a intermediação da venda de milhas e que sua operação consiste basicamente na intermediação da venda de milhas de terceiros e emissão de passagens aos interessados. A 123milhas é uma das clientes compradoras.

De acordo com o pedido, o faturamento da MaxMilhas caiu, em um intervalo de 30 dias, 70% na venda de passagens e 90% na de hospedagens. A dívida da MaxMilhas listada no pedido é de R$ 226 milhões.

A dívida da MaxMilhas soma R$ 226 milhões. Se for incluída na recuperação judicial da 123Milhas, o débito total subirá para mais de R$ 2,5 bilhões.

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