Energia elétrica

Conta de luz mais cara: Aneel aciona bandeira vermelha 2 em outubro

Bandeira vermelha 2 é a mais cara do sistema. Atualmente, está em vigor a bandeira vermelha 1

Conta de luzConta de luz - Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária será vermelha, patamar 2, em outubro. Essa é a mais cara do sistema de bandeiras.

Na bandeira vermelha patamar 2 serão cobrados R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram influenciados pelas previsões poucas chuvas nos reservatórios das hidrelétricas e pela elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro.

Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto e a vermelha, patamar 1, em setembro.

Desde o início de setembro, a conta de luz ficou mais cara.

Inicialmente, a Aneel havia decidido pela bandeira vermelha nível 2, com um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Mas voltou atrás, após revisão de dados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Custo mais elevado
O acionamento das bandeiras tarifárias ocorre toda vez em que a previsão de chuvas para determinado período fica abaixo da média, o que afeta diretamente a geração de energia hidrelétrica no país.

O custo mais elevado nas contas de luz é resultado do acionamento das termelétricas nos momentos de pico de consumo.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por 70% da capacidade de armazenamento dos reservatórios do país enfrentam uma seca severa.

Para evitar falta de energia ou racionamento, o governo federal adotou algumas medidas, como represamento da água dos reservatórios dessas regiões e do Norte.

O governo também cogita decretar a volta do horário de verão, medida recomendada pelo ONS para dar um fôlego ao sistema.

Veja também

Mais cinco mil casas são contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida
Moradia

Mais cinco mil casas são contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida

Wall Street fecha sem tendência com recorde do Dow Jones
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha sem tendência com recorde do Dow Jones

Newsletter