Logo Folha de Pernambuco

Cooperativa

Cooperativa local incentiva o turismo na Ilha de Itamaracá

A Coopilha tem como objetivo aquecer a economia local, através do turismo, principal pilar da Ilha

Pontal da Ilha de ItamaracáPontal da Ilha de Itamaracá - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Em meio às dificuldades enfrentadas devido à pandemia da Covid-19, manter a economia aquecida é fundamental e uma tarefa difícil. Como forma de fazer o turismo continuar vivo na Ilha de Itamaracá, proprietários de padaria, bares, restaurantes, pousadas, hotéis, artesãos e condutores de turismo decidiram criar a Coopilha, a primeira cooperativa exclusivamente voltada para alavancar o turismo na Ilha, que ganhou força no período de isolamento.

Através de capacitações à distância e reuniões virtuais, durante os meses de isolamento e com a ilha deserta, a ideia da cooperação que surgiu antes da pandemia tomou força e hoje, tem como objetivo funcionar como uma agência de viagem coordenada pelos próprios comerciantes de Itamaracá. Com a cooperativa, quem vai fazer uma trilha, por exemplo, pode almoçar nos restaurantes parceiros e comprar artesanato também de lojas parceiras, tudo com preços diferenciados.

“Em tempos de pandemia tentamos nos reinventar, então precisamos alavancar um pouco a economia da nossa ilha e juntamos forças com o pessoal da área de turismo que agrega vários setores. A cooperativa é um modelo único até agora pesquisado no Nordeste, porque nós pegamos todos os segmentos, entre trilhas, artesanato, gastronomia, bares e restaurantes, hotéis e pousadas e juntamos tudo como uma bela dança de comerciantes todos de mãos dadas. Com a chegada do verão estamos trabalhando para aquecer o comércio, a economia local, fazendo o pessoal comprar dos pequenos comerciantes e assim vamos seguindo com a nossa cooperativa”, explica o idealizador da Coopilha, Andrade Barão.

“A gente tá dando prioridade ao turismo que chegue e passe no mínimo 72h dentro da ilha e assim nós aquecemos por completo o comércio, ele faz a hospedagem, e com isso conseguimos fazer o aquecimento das trilhas, do artesanato, da gastronomia e de outros setores. Todo o turismo é aquecido, pilar fundamental da nossa ilha” ressalta ainda Andrade Barão.  

Agora, a Coopilha está investindo em identidade visual, padronização de fardamento (incluindo máscaras), adesivação dos veículos, impressão de folders e redes sociais. Todos os estabelecimentos estão investindo em pinturas e pequenas reformas. Os cursos de capacitação continuam para que todos os cooperados estejam preparados para atender as exigências de mercado.

Veja também

Frigoríficos brasileiros cessam fornecimento ao Carrefour após corte de carne brasileira na França
CRISE COM O CARREFOUR

Frigoríficos brasileiros cessam fornecimento ao Carrefour após corte de carne brasileira na França

Federação de Hotéis e Restaurantes de SP organiza boicote ao Carrefour
Mercado

Federação de Hotéis e Restaurantes de SP organiza boicote ao Carrefour

Newsletter