Cooperativa local incentiva o turismo na Ilha de Itamaracá
A Coopilha tem como objetivo aquecer a economia local, através do turismo, principal pilar da Ilha
Em meio às dificuldades enfrentadas devido à pandemia da Covid-19, manter a economia aquecida é fundamental e uma tarefa difícil. Como forma de fazer o turismo continuar vivo na Ilha de Itamaracá, proprietários de padaria, bares, restaurantes, pousadas, hotéis, artesãos e condutores de turismo decidiram criar a Coopilha, a primeira cooperativa exclusivamente voltada para alavancar o turismo na Ilha, que ganhou força no período de isolamento.
Através de capacitações à distância e reuniões virtuais, durante os meses de isolamento e com a ilha deserta, a ideia da cooperação que surgiu antes da pandemia tomou força e hoje, tem como objetivo funcionar como uma agência de viagem coordenada pelos próprios comerciantes de Itamaracá. Com a cooperativa, quem vai fazer uma trilha, por exemplo, pode almoçar nos restaurantes parceiros e comprar artesanato também de lojas parceiras, tudo com preços diferenciados.
Leia também
• Ações de aviação e turismo disparam com vacinação à vista
• Parado em 2020, turismo terá retomada lenta e ligada à vacina
• Movimentação de passageiros aumenta 47%
“Em tempos de pandemia tentamos nos reinventar, então precisamos alavancar um pouco a economia da nossa ilha e juntamos forças com o pessoal da área de turismo que agrega vários setores. A cooperativa é um modelo único até agora pesquisado no Nordeste, porque nós pegamos todos os segmentos, entre trilhas, artesanato, gastronomia, bares e restaurantes, hotéis e pousadas e juntamos tudo como uma bela dança de comerciantes todos de mãos dadas. Com a chegada do verão estamos trabalhando para aquecer o comércio, a economia local, fazendo o pessoal comprar dos pequenos comerciantes e assim vamos seguindo com a nossa cooperativa”, explica o idealizador da Coopilha, Andrade Barão.
“A gente tá dando prioridade ao turismo que chegue e passe no mínimo 72h dentro da ilha e assim nós aquecemos por completo o comércio, ele faz a hospedagem, e com isso conseguimos fazer o aquecimento das trilhas, do artesanato, da gastronomia e de outros setores. Todo o turismo é aquecido, pilar fundamental da nossa ilha” ressalta ainda Andrade Barão.
Agora, a Coopilha está investindo em identidade visual, padronização de fardamento (incluindo máscaras), adesivação dos veículos, impressão de folders e redes sociais. Todos os estabelecimentos estão investindo em pinturas e pequenas reformas. Os cursos de capacitação continuam para que todos os cooperados estejam preparados para atender as exigências de mercado.