Logo Folha de Pernambuco

Transição energética

Copergás realiza evento para debater papel do gás natural no desenvolvimento

Seminário é uma parceria com a Abegás e acontece no dia 8 de novembro, no Recife Expo Center

Copergás realiza evento para debater papel do gás natural e biometano no RecifeCopergás realiza evento para debater papel do gás natural e biometano no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) promoverão, no dia 8 de novembro, o evento “Gás Natural para uma Transição Energética Sustentável e Igualitária”, no Recife Expo Center, no bairro de São José, área central do Recife

Para divulgar o seminário, o diretor-presidente da Copergás, Felipe Valença, visitou a Folha de Pernambuco, nesta quinta-feira (31) e foi recepcionado pelo diretor Executivo da Folha, Paulo Pugliesi; pelo diretor Operacional, José Américo Lopes Góis; pela diretora Administrativa, Mariana Costa; pela gerente de Mercado da Folha, Tânia Campos; e pela editora-adjunta de Política e Economia, Pupi Rosenthal..

“O seminário é uma grande oportunidade para reunir atores estratégicos dos setores público e privado, criando um ambiente de diálogo e cooperação em prol da transição energética. Muito se fala sobre os setores, juntos, de óleo e gás. E está na hora de pensar, separadamente, no gás natural. O gás natural desempenha um papel fundamental e a colaboração entre diversos setores será essencial para superarmos desafios e explorarmos novas oportunidades no nosso Estado”, pontuou Valença.

Ele explicou ainda que esse primeiro seminário nacional é um passo importante para o setor começar a debater pautas prioritárias para ampliar e fortalecer o mercado do gás natural no Brasil. "Antes, não tínhamos uma pauta estruturada para falar dos temas que são importantes para o nosso setor para que a gente consiga contribuir de forma imediata na agenda de transição energética", ressaltou o executivo.

"A gente percebeu que o setor de gás natural precisava estar mais estruturado e começar a montar a sua própria agenda e falar dos desafios e oportunidades que temos", explica o presidente da Copergás.

Segundo ele, o maior desafio hoje que é a baixa competitividade na oferta do gás natural porque existe quase que um monopólio no País nessa área que é a Petrobras, o que impacta diretamente no valor do insumo.

"É preciso ver mais alternativas. A Copergás não ganha dinheiro, por exemplo, vendendo gás. Ela ganha fazendo o transporte", explica. Mesmo assim, o presidente fala que é preciso ter o gás precisa ter um preço mais competitivo.

Valença ressalta que a Copergás já é a sexta maior empresa de gás natural do País, com faturamento de R$ 1,7 bilhão, e a 9ª maior empresa do Estado de Pernambuco. "Mesmo aqui, precisamos reforçar muito esse papel de agente da transição energética e de desenvolvimento econômico".

Ele ainda destacou sobre a honra de trazer o evento ao Recife, sendo a cidade a sediar uma conferência inédita realizada pela Abegás. “A Copergás tem a honra de organizar e trazer este evento ao Recife, reafirmando o compromisso da companhia e do Governo de Pernambuco com a construção de uma matriz energética mais sustentável”, afirmou.

Após o encontro com a diretoria, o presidente da Copergás participou de uma entrevista na Rádio Folha FM 96.7. Veja abaixo:

 

 

O evento

Entre os nomes confirmados estão, por exemplo, Marcello Weydt, Diretor do Departamento de Gás Natural do MME; Marcelo Alfradique, Superintendente Adjunto de Petróleo e Gás da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); e Patricia Huguenin Baran, Superintendente de Infraestrutura e Movimentação da Agência Nacional do Petróleo (ANP)

A cerimônia de abertura terá a presença da governadora do Estado, Raquel Lyra; do diretor-presidente da Bahiagás e presidente do Conselho de Administração da Abegás, Luiz Gavazza; além do anfitrião, o Diretor-Presidente da Copergás.

Em seguida, o evento terá três paineis, das 8h30 às 16h,  – cada um com uma palestra, seguida de debate. “Priorizamos assuntos que abranjam todo o País, já que estarão presentes agentes de todos os estados. Precificação, logística e inovações no setor estão na pauta do nosso seminário.”, explicou Valença. 

Para o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, o encontro tem como objetivo aproximar diversos agentes, governamentais e do mercado, para avaliar os desafios e as oportunidades para acelerar o desenvolvimento do mercado de gás.

“Temos certeza de que o desenvolvimento da indústria de gás é um grande polo de geração de empregos e arrecadação para Estados e municípios, provendo eficiência, segurança no abastecimento e reindustrialização, reativando a produção de fertilizantes no País. E sua integração com o biometano pode ser o grande impulsionador para o avanço da produção de gás renovável em todo o Brasil. Queremos estimular esse debate para acelerar as tomadas de decisão.”, explicou.

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita através do site da Abegás e outras informações podem ser esclarecidas pelos telefones (21) 3970-1001 e (21) 3995-4325.

Avanço

Pernambuco tem dado passos largos no consumo eficiente do gás natural. Um deles é o abastecimento do polo de produção de gesso do Sertão do Araripe - responsável por 97% de todo o gesso do Brasil. A chegada do GN na região já é uma realidade, ainda que de forma discreta.

De acordo com Valença, esse esforço faz parte do empenho do Governo de Pernambuco para levar o gás natural à região. “A região é uma potência e merece crescer, além disso, a ação contribui de forma ampliada nas condições de trabalho do local e na descarbonização, que é uma pauta tão relevante e levantada na gestão”, destacou.

Serviço

Evento: Seminário ‘Gás Natural para uma Transição Energética Sustentável e Igualitária’. 
Data: 8 de novembro de 2024 (sexta-feira)
Horário: das 8h30 às 16h
Local: Recife Expo Center - Endereço: Cais Santa Rita, 156, CEP: 50020-360 – São José, Recife/PE 
Inscrições: gratuitas até 5 de novembro de 2024 pelo site 
Informações: [email protected] | Contato: (21) 3970-1001 / (21) 3995-4325
 

Veja também

BC comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa
Pix da Caixa

BC comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa

Hidrelétricas responderão por menos da metade da geração de energia do Brasil em 10 anos
ELETRICIDADE

Hidrelétricas responderão por menos da metade da geração de energia do Brasil em 10 anos

Newsletter