Logo Folha de Pernambuco

Inglaterra

Corte nos juros em algum momento neste ano é cenário mais provável, diz dirigente do BoE

Documento é datado de 9 de fevereiro, mas foi publicado apenas nesta terça (20), pelo BC inglês

Libra esterlinaLibra esterlina - Foto: Pixabay

Vice-presidente para Política Monetária do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Ben Broadbent afirma que uma política de relaxamento monetário "em algum momento neste ano" é a direção mais provável para o banco central neste ano. Segundo ele, caso isso se confirme, o ritmo de qualquer ajuste "pode apenas depender da evolução no momento dos dados econômicos", em particular de três conjuntos deles: "o nível de aperto do mercado de trabalho, o crescimento do salário e a inflação de serviços".

Broadbent diz que o conselho do BoE presta bastante atenção a esses três conjuntos de fatores. As declarações constam de relatório preparado pelo dirigente para o Comitê do Tesouro do Parlamento britânico. O documento é datado de 9 de fevereiro, mas foi publicado apenas nesta terça-feira (20), pelo BC do país.

O vice do BoE destaca que a inflação "tem desacelerado fortemente nos últimos meses" no Reino Unido. Por enquanto, porém, o comando do banco central considera que a política monetária precisa continuar a ser restritiva. "Qualquer redução nas taxas dependerá de mais evidência de que componentes mais persistentes, domésticos da inflação estão no caminho de baixa de modo sustentável", avaliou.

Broadbent afirma que o BoE tem se concentrado mais nos componentes "mais persistentes da inflação", como serviços e salários. "Mas parece que eles também podem ter atingido o pico", avalia. Ele também menciona que a gradual redução no nível de aperto no mercado de trabalho é uma indicação de que a política monetária está neste momento restritiva.

 

Veja também

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS
Previdência

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS

CEO do TikTok busca conselho de Musk sobre a nova administração Trump
MUNDO

CEO do TikTok busca conselho de Musk sobre a nova administração Trump

Newsletter