Cortes: ministro diz que Lula fará "ajustes necessários" um dia após dólar bater recorde
Dólar fechou o dia em R$ 5,76, maior patamar desde 2021
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará “os ajustes necessários” para manter o crescimento do país e assegurar o cumprimento do arcabouço fiscal.
Em publicação na rede social X, o ministro disse que “quem apostar contra o Brasil vai perder”.
“Quem apostar contra o Brasil vai perder, o presidente Lula vai fazer os ajustes necessários para manter o crescimento do país, assegurar investimentos e cumprir o arcabouço fiscal, enquadrando as despesas dentro das regras da meta fiscal”, escreveu Rui Costa.
A declaração acontece um dia após o dólar fechar em forte alta de 0,92%, a R$ 5,7610, maior patamar desde 2021.
Leia também
• Dólar sobe com ADP forte e falta de corte de gastos
• Corte de gastos: Haddad, Rui Costa, Tebet e Esther Dweck se reúnem nesta quarta para discutir ajuste
As expectativas para o corte de gastos a ser anunciado pela equipe econômica do governo fizeram pressão sobre a moeda brasileira. Apesar do mercado enxergar essa medida com bons olhos, a falta de anúncios concretos ainda provoca incertezas.
Como mostrou a colunista do GLOBO, Míriam Leitão, a Casa Civil e o Ministério da Fazenda já chegaram a um entendimento sobre o conjunto de medidas do ajuste fiscal. Agora, as propostas estão sob análise da equipe jurídica do governo.
Houve acordo dentro do governo sobre o princípio de reforçar o arcabouço fiscal , e de que a dinâmica dos gastos obrigatórios tem que ser compatível com a dinâmica da fórmula do arcabouço.