Logo Folha de Pernambuco

Reunião

Cota de etanol dos Estados Unidos é discutida

Representantes do setor sucroenergético brasileiro foram ao Itamaraty defender o etanol do Brasil

Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PERenato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Até o dia 31 de agosto, o governo brasileiro precisa resolver se vai renovar ou deixar vencer a quantidade de 750 milhões de etanol americano que entra no Brasil sem taxação. Se chegar nesta data e a cota não for renovada, o país norte-americano terá que pagar a taxa de 20% em cima do valor de toda a mercadoria que quiser exportar para o Brasil. Por isso, ontem, em Brasília, mais uma reunião aconteceu entre os representantes do setor sucroenergético brasileiro e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para tratar sobre o tema. Esse foi mais um encontro para que o governo entenda o desequilíbrio que os produtores de etanol sofrem com a entrada de grande quantidade de etanol americano, que, inclusive, ocupa cerca de 70% da produção de etanol no Nordeste.

Presente na reunião, o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE) e vice-presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, Renato Cunha, disse que o encontro foi positivo e gerou sensibilidade. “Não foi uma reunião conclusiva porque as decisões não envolvem só o Itamaraty. Mas foi uma reunião produtiva em que explicamos em detalhe que é preciso reciprocidade na relação com os Estados Unidos. Isso porque a cota de exportação de açúcar do Brasil para os Estados Unidos é em uma quantidade bem menor comparada a que o país norte-americano envia de etanol”, explicou Renato Cunha.

Ainda segundo Renato, o ministro Araújo informou que a decisão sobre a cota do etanol é colegiada dos ministérios da Economia, Relações Exteriores, Agricultura e Minas e Energia, mas a decisão final é do presidente Jair Bolsonaro.

Além de representantes do Itamaraty, participaram da reunião os representantes do setor sucroenergético André Rocha, presidente do Fórum; Pedro Robério, presidente do Sindaçúcar-AL; Roberto Hollanda, da Biosul-MS e Amaury Pekelman, da Udop.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter