123MILHAS

CPI das Criptomoedas pede condução coercitiva de sócios da 123milhas após duas faltas consecutivas

O depoimento dos donos da empresa estava previsto na sessão da CPI desta quarta-feira. Eles não compareceram. De forma coercitiva deverão prestar esclarecimentos na próxima semana

Crise na 123milhasCrise na 123milhas - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Leia também

• CPI das Pirâmides Financeiras convoca executivos de 123milhas e outras empresas do setor

• Recuperação judicial da 123Milhas aumenta incerteza do consumidor

• 123milhas: saiba quem são os donos da companhia

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPM) das Criptomoedas, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), pediu à Justiça a condução coercitiva dos sócios da 123milhas, Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, para que eles esclareçam os problemas da empresa ao colegiado, na próxima quarta-feira. O parlamentar disse que toda a diretoria também foi convocada para depor na condição de testemunha.

- Eles entraram com Habeas Corpus, mas não vai ter jeito. Vão ter de comparecer. Pedi auxílio à Justiça e à polícia - disse Aureo Ribeiro.

Os empresários não compareceram à sessão da CPI pela segunda vez nesta quarta-feira. A Comissão investiga esquemas de pirâmides financeiras com o uso de criptomoedas e quer questionar os dois sobre a suspensão da emissão de passagens aéreas já compradas pelos consumidores.

De acordo com o presidente da CPI, as milhas de companhias aéreas são ativos digitais e, por isso, a comissão teria escopo para investigar supostas irregularidades envolvendo os ativos.

O depoimento dos dois empresários estava agendado para essa terça-feira, mas eles justificaram a ausência “em razão de não terem sido intimados de qualquer forma para o ato” e “diante da impossibilidade de comparecimento pessoal de seu advogado pela existência de compromisso pessoal previamente agendado e inadiável”.

Assim, o depoimento foi remarcado para esta quarta-feira. Mas de acordo como presidente da CPI, os os sócios da empresa alegaram que tinham uma reunião com o governo federal, no Ministério do Turismo e por isso, não iriam.

Veja também

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas
ECONOMIA

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas

Newsletter