NEGÓCIOS

De olho no Brasil, Lufthansa tem reunião nesta segunda (2) para decidir compra de fatia da TAP

Aérea alemã negocia a compra de 20% da portuguesa, que é estatal

Alemã LufthansaAlemã Lufthansa - Foto: Christof Stache/AFP

O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, se reúne nesta segunda-feira (2) com autoridades do governo português. O encontro acontece enquanto o grupo aéreo alemão avalia um possível investimento na companhia aérea TAP, que é estatal, segundo fontes a par das negociações.

Atendendo a um pedido da Lufthansa, o ministro das Finanças de Portugal e o ministro das Infraestruturas realizarão conversações com o CEO, disse uma das fontes.

No domingo, o jornal italiano Corriere della Sera relatou que a Lufthansa buscará adquirir uma participação inicial de 19,9% na TAP, citando fontes institucionais portuguesas.

 

De acordo com uma das fontes, as conversas ainda estão em estágio preliminar. Procurada, a Lufthansa se recusou a comentar.

A Lufthansa, assim como Air France- KLM e IAG, controladora da British Airways e Iberia, declararam publicamente seu interesse na TAP. O maior atrativo da companhia aérea, com sede em Lisboa, está em seus vínculos com o Brasil, sendo a maior provedora europeia para o país. A TAP também mantém uma forte presença na África e opera vários voos para a América do Norte.

O governo de Portugal reafirmou em julho seus planos de privatizar a TAP, acrescentando que os termos da venda ainda precisam ser definidos. O governo anterior pretendia vender pelo menos 51% da companhia aérea.

Spohr recentemente conseguiu a aprovação para a aquisição pela Lufthansa de uma participação na companhia aérea italiana ITA Airways. A IAG, por outro lado, abandonou sua tentativa de adquirir a Air Europa em meio à oposição dos reguladores.

Na semana passada, a Air France-KLM concluiu a compra de uma participação na aérea Scandinavian Airlines, multinacional da Noruega, Suécia e Dinamarca.

A TAP está entre um pequeno grupo de companhias aéreas estatais ainda disponíveis para aquisição na Europa, uma região agora dominada por três grandes grupos de companhias aéreas: IAG, Lufthansa e Air France-KLM.

A companhia aérea portuguesa é comandada pelo CEO Luis Rodrigues e transportou 7,7 milhões de passageiros no primeiro semestre deste ano, um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior.

Veja também

Apple deverá abrir sistema operacional do iPhone a concorrentes sob pena de multa, adverte UE
TECNOLOGIA

Apple deverá abrir sistema operacional do iPhone a concorrentes sob pena de multa, adverte UE

"Drible" no arcabouço fiscal que incomodou Fazenda foi sugestão da Casa Civil, indicam documentos
BRASIL

"Drible" no arcabouço fiscal que incomodou Fazenda foi sugestão da Casa Civil, indicam documentos

Newsletter