Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Demanda de carga aérea sobe 18,4% em janeiro e capacidade cresce 14,6%, diz Iata

A Iata atribui isso em grande parte à maior capacidade de "barriga"

Foto: Divulgação/Latam

A demanda total de carga aérea subiu 18,4% em janeiro de 2024 em relação ao mesmo mês de 2023. O crescimento anual é o maior, em toneladas-quilômetros de carga (CTKs), desde a temporada de verão de 2021, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

A capacidade, medida em toneladas-quilômetros de carga disponíveis (ACTKs), aumentou 14,6% em relação a janeiro de 2023 Para operações internacionais, a alta foi de 18,2%.

A Iata atribui isso em grande parte à maior capacidade de "barriga". A capacidade internacional aumentou 25,8% ano contra ano devido à força dos mercados de passageiros.

Na América Latina, a demanda subiu 13,4% em janeiro na comparação anual, uma aceleração ante o avanço de 6,4% registrado no mês anterior. A capacidade cresceu 6,6% na região no primeiro mês de 2024 em relação ao mesmo período de 2023.

Para o diretor geral da Iata, Willie Walsh, os resultados gerais representam um forte início de ano. Ele destaca que a expansão do setor de comércio eletrônico ajuda a impulsionar a demanda de carga aérea.

Por outro lado, afirma que o mercado chinês segue no radar. "O contrapeso é a i

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter