Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Desafio Nova Economia convoca empresas de tecnologia

Iniciativa da AD Diper, com coparticipação do Porto Digital, empresas privadas e instituições vai selecionar empresas para receber aportes para desenvolvimento de soluções a negócios impactados pela pandemia

Pierre Lucena, presidente do Porto DigitalPierre Lucena, presidente do Porto Digital - Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o ‘Desafio OIL/AD Diper – Nova Economia’, uma iniciativa que tem o objetivo de estimular o ecossistema de inovação em Pernambuco para encontrar soluções tecnológicas capazes de combater os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Um grupo de cinco empresas vai fomentar o projeto, contribuindo com um aporte de R$ 400 mil para desenvolvimento de seis produtos que serão selecionados no programa. 

A chamada é de iniciativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), com a coparticipação do Porto Digital. O desafio está dividido em seis eixos prioritários: marketing e vendas; gestão de negócios; biossegurança; formação de pessoas; distribuição e logística e finanças e contratos. 

Os interessados podem se inscrever no site da chamada (novaeconomia.portodigital.org) que estará recebendo propostas até o dia 5 de agosto. O resultado será divulgado até o dia 26 do mesmo mês. 

Podem participar qualquer empresa de tecnóloga ou pessoa física. As seis melhores ideias escolhidas vão receber aportes financeiros para viabilizar custos de desenvolvimento ou adaptação do projeto, para serem empregadas em um ambiente de convivência com a Covid-19. Além do aporte, serão feitas ainda rodadas de investimento e abertura de crédito para aceleração com os participantes. 

Entre as empresas contratadas pela AD Diper, para montar e gerir a chamada estão Grupo Moura, Grupo Cornélio Brennand, Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, AkzoNobel e Indorama Ventures Polímeros.

Segundo o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, são esperadas mais de 500 novas ideias submetidas por semana, tomando como base um chamamento realizado no início da pandemia. “Tivemos em uma semana cerca de 517 novas ideias, com 8 selecionadas, e isso mostrou um ambiente fértil no desenvolvimento de ideias. Achamos que nesse caso, que é mais amplo, pode ter mais ideias do que isso. A chamada tem o objetivo trazer pessoas da academia, grandes produtos saem de teses, doutorados”, disse. 

De acordo com o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, caso a empresa não fique entre as seis selecionadas, mas alguma empresa goste do projeto, quem teve o interesse vai poder desenvolver o que foi apresentado. “Estamos acompanhando o impacto da pandemia, que nos obriga a nos reinventarmos, as empresas estão atentas. Eventualmente, pode ser uma solução de interesse da empresa parceira, podem surgir arranjos de parceira com as empresas e uma solução que não seja necessariamente a vencedora”, destacou. 

Para o diretor de Fomento e Inovação da AD Diper, Jaime Alheiros, um dos principais ganhos com a chamada será no processo de transformação digital das empresas. “A gente percebeu o impacto da pandemia, foi necessária essa chamada em um momento de retomada da economia, como agora. A intenção é entregar essas soluções, ajudar na transformação digital, que foi acelerado na pandemia, atuar como rede de proteção nessas soluções e atender empresas. Estamos criando um ambiente onde possa ter um desenvolvimento ágil”, afirmou. 

Veja também

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS
Previdência

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS

CEO do TikTok busca conselho de Musk sobre a nova administração Trump
MUNDO

CEO do TikTok busca conselho de Musk sobre a nova administração Trump

Newsletter