Tecnologia

Desafio Nova Economia seleciona seis propostas de inovação

Iniciativa da AD Diper, com coparticipação do Porto Digital, empresas privadas e instituições selecionou seis propostas para mitigar os efeitos da pandemia na economia do estado

Pierre LucenaPierre Lucena - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

O Desafio Nova Economia selecionou seis propostas de inovação, voltadas aos negócios afetados pela pandemia. A iniciativa da AD Diper, com coparticipação do Porto Digital, empresas privadas e instituições selecionou as propostas da startup Prepi, da plataforma de crédito EasyCrédito, da plataforma de recrutamento inteligente Recrut.AI, da Organização Não Governamental Ajude o Pequeno, da plataforma S3nd e da startup de logística e fintech Polifrete. No total, R$ 400 mil serão aportados para o desenvolvimento do projeto de todas as empresas. 

A iniciativa contou com a participação de 152 startups, empresas de tecnologia e Instituições de Ciência e Tecnologia de 16 estados do Brasil. Deste total, 11 projetos foram classificados e seis deles foram selecionados como vencedores. 

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima, o projeto estimula o poder de reinvenção. “A pandemia nos impulsionou para a reinvenção e as empresas estão atentas. Estamos interessados na criação de uma rede de contatos e disseminação de ideias e projetos de qualidade que façam entregas reais à sociedade.”, destacou.

Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, colaborar com a retomada da economia por meio de inovação e tecnologia é uma das maiores contribuições do Porto. “As soluções selecionadas irão ajudar pequenas, médias e grandes empresas a enfrentar os desafios com mais facilidade e aproveitar as oportunidades do momento ", disse.

Das vencedoras, somente duas são pernambucanas. A Prepi, é uma startup pernambucana que oferece um conjunto de serviços de vendas online para lojistas com alta demanda por compras sociais venderem integrados ao Instagram e WhatsApp. Já a Recrut.AI é uma plataforma de recrutamento inteligente e que usa a inteligência artificial para diagnóstico de soft skills no ambiente de trabalho. 

As demais empresas são de fora de Pernambuco. A ONG Ajude o Pequeno é de Alagoas, e incentiva pequenos comerciantes do Brasil; a EasyCrédito é de Goiâina e atua na concessão de crédito; a S3nd é uma plataforma do Rio Grande do Sul, que aumenta o potencial de venda; e a Polifrete é uma startup de logística e fintech de Uberlândia. 

As empresas fomentadoras, como Grupo Moura, Grupo Cornélio Brennand, Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, AkzoNobel e Indorama Ventures Polímeros terão direito ao uso e suporte dos produtos de inovação por 12 meses, tendo a oportunidade de testar essas soluções em primeira mão. A utilização vai ajudar no aprimoramento para confirmar que essas soluções resolverão os problemas apontados. 

Veja também

Em leilão, Paraná fecha três Parcerias Público Privadas para serviços de saneamento em 112 cidades
NEGÓCIOS

Em leilão, Paraná fecha três Parcerias Público Privadas para serviços de saneamento em 112 cidades

Petróleo encerra sequência de altas e fecha em ligeira baixa
Petróleo

Petróleo encerra sequência de altas e fecha em ligeira baixa

Newsletter