Logo Folha de Pernambuco

Transição energética

Descarbonização em casa: práticas simples podem fazer diferença

Saiba como a transição energética pode começar na sua própria casa

Descarbonização em casa: práticas simples podem fazer diferençaDescarbonização em casa: práticas simples podem fazer diferença - Foto: Neoenergia/Divulgação

Estilo de vida e hábitos mais sustentáveis de uma sociedade são atitudes que podem ajudar na descarbonização e impactar significativamente nas emissões de gases de efeito estufa no mundo.

Cada pessoa pode contribuir para esse processo de muitas maneiras. Reduzir o uso da energia elétrica e reciclar lixo estão entre elas. 

Escolher produtos e serviços com menor propagação de carbono, adotar uma alimentação mais sustentável, além de utilizar transportes menos poluentes e cobrar posicionamento para implementação de políticas e empresas são ações que também aceleram o processo de descarbonização de uma maneira mais orgânica. 

A descarbonização no setor elétrico 

As energias renováveis, oriundas de recursos naturais, são as principais aliadas no processo de descarbonização. A substituição do carbono por fontes de energia limpa é uma estratégia fundamental. 

A Neoenergia, concessionária responsável pelo abastecimento de energia de Pernambuco, possui alguns projetos que ajudam os consumidores a adotarem boas práticas de eficiência energética. 

“Temos alguns projetos que trabalham com troca de lâmpadas, motores e outros equipamentos por novos, mais eficientes, além de instalação de sistemas solares fotovoltaicos”, explicou a Neoenergia à Folha de Pernambuco. 

A distribuidora ainda possui o Projeto Vale Luz, que permite a troca de resíduos por desconto na fatura de energia, beneficiando não apenas o cliente, mas também o meio ambiente.

“Além de garantir mais economia na conta, a ação estimula diretamente a descarbonização da economia e o uso racional dos recursos naturais, além de minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente em prol da economia de energia na ponta e da sustentabilidade”, disse a Neoenergia. 

Outro projeto ativo é o Plataforma de Consumo, que através da tecnologia o consumidor pode verificar instantaneamente o gasto de energia, se algum aparelho está ligado e quanto está consumindo. Essa medida ajuda o cliente a verificar se sua fatura estará dentro do previsto e permite um maior controle sobre seus gastos.

Processo de reciclagem

Para descarbonizar o ambiente doméstico, adotar práticas recicláveis é primordial. Antes de tudo, é fundamental separar corretamente o lixo, dividindo-o em categorias como orgânicos, recicláveis e rejeitos, e destinando cada tipo ao local apropriado. 

Esse hábito contribui significativamente para a redução de resíduos enviados a aterros sanitários e, consequentemente, diminui as emissões de gases de efeito estufa. 

Estimulando a população na cadeia de reciclagem, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) oferece serviços no Recife por meio de coleta seletiva porta-a-porta e disponibilização de 50 pontos de entrega voluntária e 12 ecoestações distribuídos na cidade em pontos estratégicos.

Ainda segundo a Emlurb, cerca de 70% do Recife recebe a coleta seletiva. Só em 2023 foi cadastrado quase o dobro do número de domicílios nesse processo. 

Além disso, reduzir o uso de plástico é crucial. Evitar produtos descartáveis e optar por embalagens reutilizáveis ou biodegradáveis não só diminui a quantidade de lixo, como também reduz a demanda por plásticos novos.

Outro ponto importante é o manejo dos resíduos orgânicos. Misturar restos de alimentos transforma o que seria lixo em adubo para plantas, reduzindo a quantidade de resíduos e as emissões de metano, um potente gás de efeito estufa.
 

Veja também

Petrobras anuncia nesta quinta (21) novo plano de investimentos. Veja o que esperar
BRASIL

Petrobras anuncia nesta quinta (21) novo plano de investimentos. Veja o que esperar

Lula lança programa para renegociar contratos de estradas federais hoje sob administração privada
GOVERNO FEDERAL

Lula lança programa para renegociar contratos de estradas federais hoje sob administração privada

Newsletter