Logo Folha de Pernambuco

Transição energética

Descarbonização: o futuro dos veículos

Como a transição energética vem impactando a indústria automobilística no Brasil e no mundo

Mais de 79 mil veículos elétricos foram vendidos no Brasil de janeiro a junho de 2024Mais de 79 mil veículos elétricos foram vendidos no Brasil de janeiro a junho de 2024 - Foto: Istock

A mobilidade é essencial na vida moderna e, com a crescente conscientização ambiental, torna-se cada vez mais crucial que esse serviço seja sustentável. Para isso, a indústria automotiva está em constante evolução para oferecer soluções mais ecológicas.

Nesse contexto, os carros elétricos e híbridos estão se tornando uma alternativa mais limpa aos motores de combustão tradicionais.

Em resposta a essas novas demandas, a Stellantis, conglomerado automotivo responsável por projetar, fabricar e vender automóveis de 14 marcas, lançou o plano estratégico global Dare Forward 2030, com a meta de reduzir em 50% as emissões de gás carbônico (CO2) até 2030 e atingir a neutralidade de carbono até 2038. Entre as plantas industriais da Stellantis, está a do do Polo Automotivo de Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado.

O projeto da Stellantis abrange toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento de produtos até o consumidor final.  A estratégia inclui o conceito de múltipla matriz energética, que utiliza as vantagens competitivas regionais para tornar a propulsão mais limpa e eficiente. Na América do Sul, a empresa anunciou um investimento recorde de R$ 32 bilhões, com o objetivo de lançar 40 novos produtos entre 2025 e 2030, além de desenvolver novas tecnologias, como o Bio-Hybrid, que combina biocombustíveis com eletrificação.

Perspectivas

No cenário global, de acordo com a S&P Global Mobility – empresa que atua no fornecimento de soluções tecnológicas para o setor automotivo -, espera-se que 2026 seja um ponto de inflexão, quando mais de 25% dos novos veículos de passageiros serão elétricos. A Europa, em particular, está liderando essa transição, com previsão de que 64% dos carros vendidos até 2030 sejam totalmente elétricos.

No Brasil, embora o mercado de veículos elétricos esteja crescendo, ele ainda enfrenta desafios como a falta de infraestrutura de recarga e o custo elevado dos veículos. Mesmo assim, a tendência é de crescimento acelerado, especialmente com a adoção de políticas públicas e incentivos fiscais. 

Ainda segundo a S&P, em 2023, foram vendidos cerca de 13,36 milhões de veículos eletrificados em todo o mundo, e o Brasil começa a se destacar na América Latina como um mercado emergente para essa tecnologia.

“Para enfrentar esses desafios, a Stellantis, através de seu departamento de e-Mobility, busca desenvolver soluções integradas que suportem a expansão da mobilidade elétrica. Parcerias com empresas como Tupinambá, ESTAPAR e ZLETRIC estão garantindo a instalação de estações de recarga em todo o Brasil, facilitando o acesso dos consumidores à nova tecnologia”, frisou vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul, João Irineu Medeiros.

Híbridos

Os veículos híbridos também desempenham um papel crucial na transição energética, oferecendo uma solução intermediária enquanto a infraestrutura para veículos totalmente elétricos continua a se desenvolver.

Eles combinam motores de combustão com baterias elétricas, proporcionando eficiência energética e menor emissão de gases poluentes. “A descarbonização é o resultado desejado e necessário da reinvenção da mobilidade já em curso, enquanto a eletrificação é um dos caminhos para se alcançar a descarbonização da propulsão”, destacou o vice-presidente da Stellantis.

Ainda de acordo com Medeiros, o uso do etanol combinado com eletrificação é o caminho mais rápido e viável do ponto de vista social, econômico e ambiental para uma crescente eletrificação da frota brasileira.  

Ele garante que, nos próximos 10 anos, a indústria automotiva passará por mudanças profundas, impulsionadas por avanços tecnológicos e preocupações ambientais. 

A Stellantis, com um o planejamento de um novo ciclo de investimentos de R$ 30 bilhões no Brasil, destinará R$ 13 bilhões ao Polo de Goiana.

“Esse investimento vai apoiar o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias de descarbonização, além de fortalecer a cadeia de fornecedores locais. O aporte também trará impactos positivos sobre todo o entorno, gerando empregos, estimulando a indústria, o comércio, os serviços, a educação e a qualidade de vida de toda a região, e trazendo novas perspectivas de futuro para as pessoas”, diz o vice-presidente.

O Polo Automotivo Stellantis de Goiana é reconhecido pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta, agora somadas aos esforços de inovação em hibridização e eletrificação.  

Já o Software Center, sediado no Porto Digital, no Recife, é referência na produção e exportação de software automotivo, enquanto os laboratórios instalados no Polo, e em parcerias com universidades do Nordeste, dedicam-se ao desenvolvimento da eletrônica embarcada e conectividade dos veículos, com ênfase para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), que é a base da direção autônoma.

Além disso, o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) é uma iniciativa que busca estimular essa transição, oferecendo incentivos fiscais para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

“O Mover nos traz previsibilidade e um horizonte claro, o que é crucial em um setor como o nosso, que exige muito capital e planejamento. O programa tem uma relação direta com novos investimentos anunciados pela Stellantis e está alinhado com a nossa estratégia de descarbonização da mobilidade”, concluiu João Irineu.

Veja também

Petrobras anuncia nesta quinta (21) novo plano de investimentos. Veja o que esperar
BRASIL

Petrobras anuncia nesta quinta (21) novo plano de investimentos. Veja o que esperar

Lula lança programa para renegociar contratos de estradas federais hoje sob administração privada
GOVERNO FEDERAL

Lula lança programa para renegociar contratos de estradas federais hoje sob administração privada

Newsletter