Logo Folha de Pernambuco

mercado de trabalho

Desemprego cresce em oito estados e só cai em um no primeiro trimestre, aponta IBGE

Indicador a nível nacional subiu de 7,4% no quarto trimestre de 2023 para 7,9% no primeiro tri deste ano. Rendimento média cresceu apenas no Sul, enquanto as demais tiveram estabilidade

Carteira de trabalhoCarteira de trabalho - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A taxa de desemprego cresceu em oito estados no primeiro trimestre deste ano e só apresentou retração em um deles: no Amapá, onde houve queda de 14,2% para 10,9%. Houve aumento da taxa no Acre, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

É o que apontam os dados Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira. O indicador a nível nacional subiu de 7,4% para 7,9% na passagem do quarto trimestre de 2023 para o primeiro trimestre de 2024.

O aumento do desemprego no primeiro trimestre é um movimento já esperado e conhecido pelos economistas. Isso porque o início do ano é caracterizado redução da população ocupada e aumento do número de pessoas buscando trabalho.

— É um movimento que, ao longo da nossa série, a gente verifica. Seja por processo de dispensa no comércio ou em alguns serviços. Vimos isso este ano nos serviços domésticos e no setor público, com dispensa dos trabalhadores do segmento da educação sem vínculo formal que, via prefeituras, voltam a ser contratados com o retorno das aulas em março — explica Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostras de Domicílios do IBGE.

Desemprego por estado, no primeiro trimestre de 2024:

As maiores taxas de desemprego foram registradas na Bahia (14%), Maranhão (13%) e Pernambuco (11,9%). Já as menores foram observadas em Rondônia (3,7%), Mato Grosso (3,7%) e Santa Catarina (3,8%).

— A maior parte dos estados mostrou tendência de crescimento, embora apenas oito com crescimento estatisticamente significativo — diz Adriana.

 

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter