Comércio

Dia das Mães deve fortalecer o comércio varejista este ano

Aproximadamente 122,9 milhões de brasileiros devem movimentar o comércio para a data comemorativa

Reabertura do comércio após medidas restritivas impostas pelo governo. Na foto, Rua Imperatriz.Reabertura do comércio após medidas restritivas impostas pelo governo. Na foto, Rua Imperatriz. - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Uma das datas mais importantes para o comércio, o Dia das Mães deverá aquecer a economia brasileira este ano. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e com o Serviço Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 77% dos consumidores devem realizar compras no período, aproximadamente 122,9 milhões de pessoas. O cenário atual está próximo aos 78% atingidos antes da pandemia da Covid-19, em 2019 e se sobressai aos números do ano passado, quando o percentual chegou a 68%.

Este ano, a expectativa é que os consumidores movimentem cerca de R$24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços. Porém, cerca de 34% dos compradores devem optar por presentes com uma faixa de preço menor do que a do último ano, enquanto 30% pretendem gastar o mesmo valor. De acordo com a pesquisa, 40% dos que querem gastar menos dizem que o cenário econômico deste ano é o principal fator para a diminuição do valor gasto, 37% dos entrevistados afirmam que estão com o orçamento apertado e 28% mencionam as incertezas quanto ao cenário econômico e finanças pessoais. 

Por outro lado, considerando os que vão gastar mais (24%), 53% disseram que querem dar presentes mais caros, 50% irão comprar um presente melhor e 32% têm intenção de compensar a situação de isolamento social da pandemia.

“O levantamento mostra sinais de crescimento das vendas em relação ao ano passado, retornando aos parâmetros de antes da pandemia, mas vemos que, diante da situação sanitária, de crise econômica e de desemprego, o consumidor brasileiro ainda está cauteloso na hora de gastar”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Em Pernambuco, com o comércio aberto e a flexibilização dos horários de funcionamento dos estabelecimentos, a expectativa também é positiva e a data torna-se uma possibilidade de fortalecimento da economia local.  

“A gente começa o mês de maio com expectativas melhores, dia 1º de maio, pela primeira vez na história, o comércio vai ser aberto normalmente. A expectativa do Dia das Mães é boa, mais de 70% dos consumidores dizem que vão comprar presentes para as mães e isso é normal, porque a data é muito importante. Teve essa flexibilização do horário do comércio e isso melhorou as condições. Eu acredito que estamos avançando, só não podemos voltar ao que era, tudo fechando outras vez, estamos lutando a todo custo”, explica o presidente da CDL Recife, Fred Leal.

Ainda de acordo com o presidente, os comerciantes precisam continuar com as medidas de prevenção contra a Covid-19. “O comércio tem que continuar com todas as medidas de prevenção, uso de máscaras, distanciamento, não deixar aglomeração nas lojas, higienização, álcool em gel para toda a clientela, o lojista tem que estar consciente que não podemos voltar para a situação de que estávamos. Além disso, só com a vacina vamos conseguir normalizar a economia, o retorno e o comércio. Vamos aproveitar esse relaxamento dos horários em Pernambuco com todos os cuidados necessários”, afirma o presidente.  

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