Dia dos Pais aquece o comércio no Recife
Lojistas trabalham ações promocionais para os últimos dias que antecedem a data a fim incrementar o rendimento no período sazonal
Com a expectativa de aumento em até 15,9% nas vendas, o Dia dos Pais, este ano, deve movimentar R$ 180 milhões em Pernambuco, segundo a Fecomércio. Para isso, as lojas trabalham nos dias que antecedem a comemoração com descontos e ações promocionais, visando tornar a compra mais atrativa ao consumidor.
A análise também apontou os itens mais procurados na hora de comprar o presente. Roupas e acessórios representam 40,3% das intenções de compra, seguidos por calçados, com 23,8%, e perfumes e cosméticos, com 19,6%.
Segundo economista da Fecomercio, Rafael Lima, os comerciantes entendem prontamente o período como uma oportunidade para as vendas e afirma que a grande estratégia para conquistar o consumidor são as publicidade on-line, cashbacks e descontos exclusivos para a sazonalidade.
Com o segmento de artigos masculinos liderando as intenções de compra para a temporada, os lojistas do setor já sentem o aumento do fluxo e esperam que os próximos dias sejam decisivos no fechamento do faturamento mensal.
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Expectativa
Gerente de uma loja de vestuário masculino, Robson Silva explicou as projeções para as saídas dos produtos nos próximos dias. A loja conta com sistema de cashback como estratégia para atrair o cliente. A loja pontua um ticket médio de R$ 360 nas compras direcionadas ao Dia dos Pais, segundo o gerente.
“Todo brasileiro deixa para a última hora. A expectativa é que, a partir de amanhã, o fluxo não só do shopping, como da loja, vai aumentar bastante. A gente tem aí uma previsão de aumento do faturamento de 20% a 30%, levando em consideração o crescimento econômico”, destacou Robson.
Para as lojas de moda masculina, depois das festividades de fim de ano, o Dia dos Pais é o mais lucrativo, segundo Victor Melo, sócio de uma rede de lojas da área. Por isso, o estabelecimento oferece campanhas para a clientela, com brindes para quem gasta um valor estabelecido.
Victor Melo e André Calábria, sócios de uma loja de roupas masculinas.
Mas a expectativa do comércio é geral e não se reduz a setores. Glicério Neto, que supervisiona uma loja de tecnologia, diz que o mês de agosto já está bem diferente de julho. O lojista explica que as vendas já vêm se mostrando superiores em comparação ao mês passado, devido à data.
“A gente já sente o aquecimento para essa data sazonal, tanto de fluxo como, até mesmo, na conversão das vendas de produtos. Então, o Dia dos Pais tem tudo para ser bem otimista”, pontuou.
Pela média de preço dos produtos comercializados na loja, o ticket médio para o Dia dos Pais é de R$ 3 mil.
Já Edilson Bezerra, que trabalha numa loja de calçados, afirmou que a expectativa é que o rendimento do ano passado se mantenha este ano. Ele acredita que os próximos dias apresentarão uma alta nas vendas e que, até agora, o valor médio gasto na loja tem sido de R$ 150 a R$ 200.
“Em relação ao dia a dia, devemos ter um aumento de 10 a 20%. Comparando com o ano passado, acredito que haverá uma estabilidade com o que vendemos no período.”
Edilson Bezerra, gerente de uma loja de calçados. Foto: Walli Fontenelle/Folha de Pernambuco
Dicas
Em entrevista à Folha de Pernambuco, Rafael Lima, economista da Fecomercio, deu dicas para quem deixou a compra do presente para a última hora mas não quer deixar de aproveitar o preço baixo na hora da escolha do item.
“A dica que podemos passar é pesquisar o suficiente, então utilizar redes sociais para procurar esse produto, utilizar marketplaces também para pesquisar bastante, e se houver tempo hábil, ir até essas lojas de rua do centro da cidade, por exemplo, para encontrar esse presente tão especial nessa data comemorativa que é o dia dos pais.”, disse o economista.
Rafael também aconselha o diálogo com o vendedor no momento da compra, a fim de conseguir descontos especiais para os modelos de pagamento. Muitas vezes, há descontos para quem deseja pagar à vista em dinheiro, ou via pix.
“Isso ajuda o empresário que tem uma liquidez maior e o consumidor também, que não vai precisar parcelar aquela compra, e comprometer o orçamento nos próximos meses.”, lembrou.
O especialista diz que vale a pena optar pelo pagamento total do presente. Mas para o caso do presente desejado obter um valor maior, o parcelamento pode ser vantajoso, mas é preciso atenção com o custo das parcelas, para não causar prejuízos nos próximos meses após a comemoração.