Logo Folha de Pernambuco

ECONOMIA MUNDIAL

Diretora da OMC prevê "recessão mundial"

Destacou que tanto o Banco Mundial como o FMI reduziram as previsões para a economia mundial e indicou que os dados sobre o comércio "não parecem bons"

O edifício da sede do Fundo Monetário Internacional (FMI) é visto em WashingtonO edifício da sede do Fundo Monetário Internacional (FMI) é visto em Washington - Foto: Mandel Ngan / AFP

A diretora geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê uma "recessão mundial" em um contexto de "crises múltiplas" no planeta, e pediu a implementação de políticas radicais para estimular o crescimento.

Na abertura do fórum público anual da organização em Genebra, Ngozi Okonjo-Iweala também destacou que a OMC aguarda uma recuperação após a pandemia de Covid.

"Penso em uma recessão mundial. Penso que seguimos para isto. Mas ao mesmo tempo, devemos começar a pensar na recuperação. Devemos restabelecer o crescimento", afirmou a diretora geral do organismo.

Okonjo-Iweala disse que a guerra na Ucrânia, a crise climática, o nível dos preços dos alimentos e da energia, somados às consequências da pandemia de Covid criam as condições para uma recessão global.

 

Ela destacou que tanto o Banco Mundial como o Fundo Monetário Internacional reduziram as previsões para a economia mundial e indicou que os dados sobre o comércio "não parecem bons". 

Para Okonjo-Iweala é necessário refletir sobre o que será implementado e que a curto prazo a principal preocupação é como "garantir a segurança alimentar". Ela também citou sua preocupação com o acesso à energia. 

Okonjo-Iweala afirmou que os Bancos Centrais "não têm outra opção" que elevar as taxas de juros devido  à inflação

Ela explicou, no entanto, que a medida terá efeitos "bastante graves" nos países em desenvolvimento, com mais dificuldades para cumprir o pagamento das dívidas. 

Também ressaltou a importância de que os Bancos Centrais determinem se a inflação é provocada por uma forte demanda ou se o aumento dos preços está ligado a razões estruturais do lado da oferta. 

"Se estes são fatores do lado da oferta sobre os quais não há controle, continuar aumentando as taxas de juros é contraproducente”, alertou.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter