FMI

Diretora do FMI parabeniza Goldfajn por presidência do BID e busca seu sucessor

O primeiro presidente brasileiro da história do BID estabeleceu como prioridades a luta contra a pobreza e a desigualdade

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, participa de uma sessão durante a Cúpula do G20 em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali, em 16 de novembro de 2022A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, participa de uma sessão durante a Cúpula do G20 em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali, em 16 de novembro de 2022 - Foto: Willy Kurniawan / POOL / AFP

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, parabenizou Ilan Goldfajn por sua escolha como presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e começará "de imediato" a buscar seu sucessor como chefe do FMI para a América Latina, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira (21).

"Estamos orgulhosos de Ilan e, embora nos entristeça nos despedirmos dele, estamos entusiasmados por vê-lo à frente da instituição de desenvolvimento mais importante para a região à qual chama de lar. Desejamos-lhe muito sucesso em seu novo cargo", afirmou Georgieva, um dia depois de Goldfajn ter sido eleito novo presidente do BID.

Goldfajn tirou uma licença como diretor do Departamento para a América Latina do FMI em 24 de outubro, depois que o governo brasileiro o apresentou como candidato à presidência do BID.

Após sua eleição no domingo, ele renunciou ao cargo no FMI a partir desta segunda e a busca de um sucessor "começará de imediato", segundo o comunicado.

"A liderança de Ilan foi fundamental para ajudar os países da América Latina a implementar programas apoiados pelo FMI" para abordar os impactos de desafios sem precedentes e dar forma a políticas sobre as mudanças climáticas na região, que resultaram no primeiro fundo de resiliência e sustentabilidade, afirmou Georgieva.

"Esperamos trabalhar com Ilan em seu novo cargo no BID para fomentar o crescimento sustentável, inclusivo e resiliente na América Latina e no Caribe", acrescentou.

O primeiro presidente brasileiro da história do BID estabeleceu como prioridades a luta contra a pobreza e a desigualdade, as mudanças climáticas e o investimento em infraestrutura física e digital.

Veja também

Mega-Sena: confira os números sorteados do prêmio de R$ 32,9 milhões
Mega-Sena

Mega-Sena: confira os números sorteados do prêmio de R$ 32,9 milhões

Mark Zuckerberg entra para seleto grupo pessoas com fortunas acima de 200 bilhões de dólares
bilionários

Mark Zuckerberg entra para seleto grupo pessoas com fortunas acima de 200 bilhões de dólares

Newsletter