Logo Folha de Pernambuco

JUROS

Dirigente do BCE vê direção dos juros clara e possibilidade de nível neutro até o inverno

Assim como outras autoridades do BCE, Rehn destacou preocupações com o crescimento econômico da zona do euro

Banco Central Europeu (BCE)Banco Central Europeu (BCE) - Foto: Daniel Roland / AFP

A direção dos juros na zona do euro é "clara", tendo em vista as perspectivas de inflação e o crescimento econômico fraco do bloco, afirmou o dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Olli Rehn, em discurso preparado para evento.

"Estamos nos movendo de um nível restritivo para neutro e devemos alcançá-lo entre a primavera ou o inverno do Hemisfério Norte. Isso significa a qualquer momento entre janeiro e junho", apontou.

Também presidente do BC da Finlândia, Rehn ponderou que ritmo e a escala dos cortes de juros na zona do euro dependerão de dados, particularmente de três variáveis: tendência de inflação, dinâmicas do núcleo da inflação e a força de transmissão monetária.

"Se dados e atualização das projeções reforçarem o cenário atual, podemos continuar os cortes de juros na reunião de dezembro", afirmou,

Assim como outras autoridades do BCE, Rehn destacou preocupações com o crescimento econômico da zona do euro, observando que há indícios de enfraquecimento da atividade no quarto trimestre deste ano. O dirigente apontou ainda que a indústria europeia segue fraca e "sem sinais de recuperação".

Rehn prevê que o crescimento deve se recuperar nos próximos anos, embora em ritmo modesto, conforme o banco central reduza as taxas de juros e a inflação volte para a meta de 2% de modo sustentável em 2025. "Tivemos sucesso em domar a inflação, que caiu rapidamente para perto da nossa meta, mas com crescimento econômico ainda positivo e o mercado de trabalho em bom estado", disse.

O dirigente também revelou que o BCE voltou a discutir a retomada de comunicação preditiva, com orientações futuras sobre decisões monetárias. "Mas, nas condições atuais de ampla incerteza e informações incompletas, não vale a pena tentar forçar previsões", afirmou.

Veja também

União economiza R$ 1,6 bilhão com acordos no Nordeste e acelera a resolução de processos judiciais
Negociações

União economiza R$ 1,6 bilhão com acordos no Nordeste e acelera a resolução de processos judiciais

Empresas brasileiras que dependem de big techs correm risco se regulamentação de concorrência não av
Tecnologia

Empresas brasileiras que dependem de big techs correm risco se regulamentação de concorrência não av

Newsletter