Dirigente do Fed diz projetar que o juro neutro dos EUA esteja entre os 3% e os 3,25%
Segundo Bostic, a inflação está se aproximando da meta do BC norte-americado
Está na hora de o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) fazer as taxas voltarem ao território neutro, disse o presidente da distrital de Atlanta, Raphael Bostic, acrescentando que sua estimativa está na faixa de 3% a 3,25%. Segundo ele, a inflação está se aproximando da meta do BC norte-americano e o mercado de trabalho em melhor equilíbrio.
Por outro lado, se o mercado de trabalho se deteriorar, o Fed terá motivos para adotar um ritmo mais rápido de cortes até chegar ao juro neutro, mas esse não é o seu cenário base, ponderou Bostic.
Leia também
• Bolsas da Europa fecham em leve alta, apesar de sinais de fraqueza econômica na região
• Piora no Focus, fiscal e queda do minério impedem alta do Ibovespa por NY e petróleo
• Membro do Fed vê redução no ritmo de cortes de juros, mas reforça foco no mercado de trabalho
"Espero alguma instabilidade na inflação daqui para frente, vamos esperar para ver o que é necessário fazer nas taxas", disse, durante evento no Centro Europeu de Economia e Finanças, na Universidade de Londres.
O banqueiro central comentou ainda que, antes de o Fed iniciar o ciclo de afrouxamento com corte de 0,5 ponto porcentual, ele estava preocupado baixar os juros liberaria demanda reprimida, mas agora entende que essa dinâmica pode ser substancialmente menor do que o pensado. "As expectativas de inflação de longo prazo permanecem relativamente estáveis", diz.