Logo Folha de Pernambuco

federal reserve

Dirigentes do Fed consideraram que riscos às perspectivas de inflação diminuíram, diz ata

Os participantes da reunião citaram diversos fatores que provavelmente exerceriam pressão descendente sobre a inflação

Sede do Federal ReserveSede do Federal Reserve - Foto: AFP

Quase todos os participantes da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) indicaram que estão mais confiantes de que a inflação dos Estados Unidos está se movendo "de forma sustentável" em direção à meta de 2%, mostra a ata publicada nesta quarta-feira, 9.

De acordo com o documento, vários dirigentes consideraram que riscos de alta para as perspectivas de inflação diminuíram. Entretanto, há o entendimento de que o nível de preços continua alto.

Os participantes da reunião realizada nos dias 17 e 18 de setembro citaram diversos fatores que provavelmente exerceriam pressão descendente sobre a inflação.

Dentre eles, estão uma desaceleração no crescimento do PIB real - em parte por conta da postura restritiva do BC norte-americano -; expectativas de inflação bem ancoradas; aumento da produtividade; e queda nos preços de commodities.

"Os participantes enfatizaram que estavam fortemente comprometidos em retornar a inflação ao objetivo de 2%", descreve o documento.

Foi observado que os aumentos salariais provavelmente não seriam uma fonte de pressões inflacionárias gerais no futuro próximo.

Veja também

Newsletter