Disney pausa negócios na Rússia. Google suspende monetização no país
As medidas se somam às demais sanções econômicas impostas por empresas ocidentais em virtude da guerra com a Ucrânia
Leia também
• Fertilizantes devem ficar fora de sanções econômicas
• Putin: sanções à Rússia podem disparar preços mundiais dos alimentos
• Venda do Chelsea é suspensa após russo dono do clube sofrer novas sanções
Depois de suspender na última semana o lançamento de filmes na Rússia, a Disney planeja, agora, pausar todos os seus negócios no país, devido à guerra com a Ucrânia. No mesmo sentido, o Google, que já tinha interrompido as inserções de anunciantes, informou que irá suspender também a monetização do Youtube e do Google Play Store na Rússia.
O objetivo do estúdio de Hollywood é cessar o licenciamento de seus produtos e conteúdos, como a Disney Cruise Line, a revista National Geographic e o tour de operações. A medida não inclui, porém, a versão do canal de TV Disney Channel que vai ao ar por lá, devido a questões contratuais.
Apesar dessa decisão, a Disney afirma que continuará empregando os trabalhadores russos.
O Google, por sua vez, já tinha suspendido semana passada a veiculação de anúncios na Rússia. O bloqueio foi feito em sua rede de pesquisa, no Youtube e nos sites que possuem os chamados anúncios de display (que aparecem na parte superior ou nas laterais) porque o regulador russo de internet acusou a gigante de tecnologia de desinformar os cidadãos do país sobre a invasão da Ucrânia por meio de campanhas publicitárias.
À medida que as sanções econômicas ocidentais se aprofundam, com o encerramento de atividades de diversas empresas na Rússia, a dona do Google, Alphabet Inc., decidiu que Youtube e Google Play Store deixarão de monetizar todos os seus serviços no país, inclusive YouTube Premium, clubes dos canais, Super Chat e Merchandise. Com isso, os russos não vão poder mais comprar jogos ou aplicativos, nem fazer pagamentos de assinatura de produtos digitais.