Dólar alcança paridade com o euro pela primeira vez desde 2002
Os operadores do mercado temem uma grande crise energética no Velho Continente devido à interrupção do fluxo de gás russo
A cotação do euro ficou abaixo de um dólar por unidade nesta terça-feira (12), um nível que nunca havia sido registrado desde a introdução, há duas décadas, da moeda única europeia, afetada pelo risco para a economia da UE de um corte de abastecimento de gás russo.
Os investidores privilegiam a moeda americana, considerada um valor refúgio, que valorizou 14% desde o início do ano e chegou a ser negociada a um dólar por euro às 9h50 GMT (6h50 de Brasília), a maior cotação diante da divisa europeia desde dezembro de 2002.
Leia também
• UE congelou 13,8 bilhões de euros com sanções à Rússia
• Dólar cai para R$ 5,34 com alívio no mercado externo
• Euro atinge novo mínimo frente ao dólar desde 2002
Os operadores do mercado temem uma grande crise energética no Velho Continente devido à interrupção do fluxo de gás russo que chega pelo gasoduto Nord Stream 1, atualmente em manutenção. A tensão alimenta os temores de uma recessão na Europa.
Um cenário de recessão dificultaria o trabalho do Banco Central Europeu (BCE) caso a instituição deseje acabar com sua política monetária expansionista e passar para uma fase de contração para combater a inflação que agrava a situação.
Ao mesmo tempo, o Federal Reserve Fed, banco central americano) tem mais margem de manobra para continuar elevando as taxas, já que os números de emprego divulgados na sexta-feira provaram que a economia dos Estados Unidos apresenta maior resiliência no momento.