reforma tributária

E-commerce: Appy diz que reforma tributária resolve "estruturalmente" problema da evasão fiscal

Medida pode atingir asiáticas como Shein e Shopee

Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma TributáriaBernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária - Foto: Washington Costa / Ministério da Fazenda

O secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, afirmou nesta sexta-feira (13) que a reforma tributária estruturada pelo governo e pelo Legislativo vai solucionar irregularidade no comércio eletrónico. A proposta de combate à evasão fiscal, atualmente estudada pela Fazenda, resolveria o problemas de forma "conjuntural", segundo Appy.

A Fazenda confirmou que está detalhando uma medida provisória, que prevê o fim da isenção do imposto de importação para compras de até US$ 50. Em tese, essa regra vale apenas para repasses entre pessoas físicas. A suspeita é que empresas estariam irregularmente utilizando essa isenção como subterfúgio para evitar tributação.

A reforma tributária já estaria resolvendo estruturalmente o problema, na medida em que todos os países do mundo que tem IVA, tem feito é exigir que sites que querem vender no país precisam se registrar como contribuintes e só vende no país se tiver recolhido o IVA em condições de equivalência com a tributação doméstica, diz, em Live com o grupo Ponteio Política, que neúne jornalistas, cientistas políticos e consultores.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter