É preciso dar tempo a Galípolo, diz Lula sobre taxa de juros
O petista ainda utilizou o momento para culpar o ex-presidente do Banco Central pelas últimas altas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é preciso "dar tempo" ao presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, para que a taxa de juros caia nos próximos meses. Repetiu que não é possível esperar um "cavalo de pau" e uma queda imediata, culpando o antecessor, Roberto Campos Neto, pelas últimas altas.
"Tenho certeza de que o Gabriel Galípolo vai consertar a taxa de juros nesse País. Temos de dar a ele o tempo necessário para fazer as coisas. Ele não poderia entrar e dar um cavalo de pau. É preciso que vá com cuidado para que a gente não tenha uma trombada", declarou, em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá, nesta quarta-feira, 12.
Leia também
• Lula critica países ricos por não cumprirem promessa de recursos para florestas em pé
• Lula: vamos nos reunir com setores empresariais e chegar a acordo sobre alta no custo de vida
• Lula: Economia está crescendo e inflação, controlada; salário real e crédito estão aumentando
Lula disse que Campos Neto, antigo presidente do BC, "foi um cidadão que teve um comportamento muito anti-Brasil no Banco Central".
"Ele falava mal do Brasil o tempo inteiro, passava descrédito para os empresários, inclusive no exterior. Ele foi se comprometendo e aumentando cada vez mais a taxa de juros", declarou.
O presidente disse que "Galípolo passará à história como o melhor presidente que o BC já teve em sua história, ele é muito inteligente, muito capaz e muito brasileiro".