Economia chinesa supera previsões e cresce 3,9% no terceiro trimestre
Mercado de ações de Hong Kong abriu em queda de mais de 4% nesta segunda-feira
A economia da China registrou crescimento anual de 3,9% no terceiro trimestre, apesar de uma desaceleração causada por restrições de saúde. Os dados oficiais foram divulgados nesta segunda-feira (24), com seis dias de atraso.
O número de crescimento superou as previsões de um grupo de 12 especialistas consultados pela AFP, que esperavam uma expansão média de 2,5%, no período de julho a setembro.
A China adiou a divulgação dos números do PIB, juntamente com outros indicadores econômicos, sem especificar o motivo ou o novo cronograma de divulgação.
Leia também
• Japão e Austrália assinam novo acordo de segurança com olhares voltados para a China
• Ex-presidente Hu Jintao sai escoltado do Congresso do Partido Comunista da China
• Vaticano renova acordo histórico com a China sobre bispos
Esperava-se que o governo chinês relatasse alguns de seus menores números de crescimento trimestral desde 2020, já que sua economia foi atingida pelas restrições da Covid-19, além de uma forte crise no setor imobiliário.
Bolsa de Hong Kong cai
O mercado de ações de Hong Kong caiu mais de 4%, na manhã desta segunda-feira (hora local), com os investidores temendo a decisão do presidente chinês, Xi Jinping, de atribuir altos cargos, na pasta de Economia, a aliados que apoiam sua política de Covid zero.
O índice Hang Seng caiu 4,22% ou 684,30 pontos, para 15.526,82, o menor nível em 13 anos. O Shanghai Composite Index também perdeu 0,73%, ou 22,06 pontos, para 3.016,87.