Mundo

Economia chinesa supera previsões e cresce 3,9% no terceiro trimestre

Mercado de ações de Hong Kong abriu em queda de mais de 4% nesta segunda-feira

Trabalhadores da construção civil na China: economia do país em crescimentoTrabalhadores da construção civil na China: economia do país em crescimento - Foto: Jade Gao / AFP

A economia da China registrou crescimento anual de 3,9% no terceiro trimestre, apesar de uma desaceleração causada por restrições de saúde. Os dados oficiais foram divulgados nesta segunda-feira (24), com seis dias de atraso.

O número de crescimento superou as previsões de um grupo de 12 especialistas consultados pela AFP, que esperavam uma expansão média de 2,5%, no período de julho a setembro.

A China adiou a divulgação dos números do PIB, juntamente com outros indicadores econômicos, sem especificar o motivo ou o novo cronograma de divulgação.

Esperava-se que o governo chinês relatasse alguns de seus menores números de crescimento trimestral desde 2020, já que sua economia foi atingida pelas restrições da Covid-19, além de uma forte crise no setor imobiliário.

Bolsa de Hong Kong cai
O mercado de ações de Hong Kong caiu mais de 4%, na manhã desta segunda-feira (hora local), com os investidores temendo a decisão do presidente chinês, Xi Jinping, de atribuir altos cargos, na pasta de Economia, a aliados que apoiam sua política de Covid zero.

O índice Hang Seng caiu 4,22% ou 684,30 pontos, para 15.526,82, o menor nível em 13 anos. O Shanghai Composite Index também perdeu 0,73%, ou 22,06 pontos, para 3.016,87.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter