Conteúdo exclusivo para assinantes

Digital

Ainda não é assinante?
Cadastre-se para acesso
gratiuto de 30 dias

Cadastre-se
Cana de Açúcar, produção do plantio
Cana de Açúcar, produção do plantioFoto: Cultivar/Divulgação

A Cooperativa da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf) fechou parceria com Naandanjain, multinacional especializada em irrigação de cana-de-açúcar, fruticultura, pastagens e hortifruti em geral. O foco é trazer para a região um novo serviço e assistência técnica em irrigação para seus associados.

A parceria da Coaf com a Naandanjain oferecerá um portfólio em busca da segurança hídrica necessária para o cultivo de cana e outras culturas inclusive na Mata Norte do Estado, que tem um nível pluviométrico menor que a Mata Sul. “Nossa iniciativa hídrica em prol do setor canavieiro local está em sintonia com a postura da ministra da Agricultura, Teresa Cristina. A gestora tem defendido políticas públicas em irrigação no Nordeste para melhor eficiência produtiva e desenvolvimento socioeconômico”, diz o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco e do Coaf, Alexandre Andrade Lima.

Segundo ele, por meio de uma tecnologia de gotejo, o sistema deve ampliar em até seis vezes a produtividade da cultura não só da cana-de-açúcar, mas também de outras produções que necessitam de irrigação para seu desenvolvimento. “Sempre digo que a maior segurança do produtor é a hídrica. Por isso, estamos investindo em armazenamento, construção de pequenas barragens e soluções em irrigação para nossos associados. Pois essa é a forma mais segura para que o agricultor tenha a condição necessária de não perder a sua cultura em uma seca”, explica Lima.

Leia também:
Alepe homenageia 75 anos da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco
Mastercana reúne representantes do mercado sucroaalcoleiro
Fruticultura cresce com melaço da cana-de-açúcar
  

Ele prevê que o custo da implantação do sistema de irrigação por gotejamento varie entre R$4 e R$10 mil, pois depende da cultura e do tamanho da área a ser irrigada. E. para conseguir aplicar a tecnologia de forma perfeita para os associados, a matriz da Coaf passará por reestruturação física e da equipe. “Vamos contratar técnicos especializados em irrigação para atender os produtores nos setores de cana, fruticultura, pastagens e de hortifruti em geral. Nossa parceria com a Naandanjain visa garantir segurança hídrica para nossos cooperativados continuarem produzindo na Zona da Mata, apesar da seca frequente”, completa Lima.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: