Aplicação rentável
Aplicação rentávelFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Aqui nesse espaço você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o analista de investimentos da Finacap, Alexandre Brito. Mande sua pergunta também para [email protected].br ou para o WhatsApp (81) 9479-6141. 

Tenho R$ 10 mil para ser aplicado em um prazo de 60 meses. Como saber qual a aplicação mais rentável e verificar os riscos? (José Sarto)

José, pelo valor e prazo recomendaria fundos de investimentos em ações. A perspectiva econômica atual mostra uma boa probabilidade das taxas de juros se manterem baixas estruturalmente para os próximos anos. Esse cenário é propício para investimentos de maior risco. Ademais, como você possui um prazo de horizonte de investimento de médio a longo prazo, é mais suscetível a tomada de risco. A grande vantagem de investir através de um fundo é ter acesso a uma equipe de gestão profissional para administrar seus recursos, eficiência tributária e a capacidade de diversificar seu investimento em uma única aplicação.

Qual a aplicação mais rentável e segura atualmente? (Ana Elisabete)

Ana, a aplicação mais segura possível no Brasil é a do Tesouro Selic, pois são títulos emitidos do Governo Federal. Entretanto, tais títulos são atrelados à taxa de juros básica do Brasil (Selic) a qual vem apresentando sucessivas quedas e, provavelmente, deve se manter em patamares baixos. Sendo assim, a rentabilidade de seu capital não será tão elevada, como foi no passado. Recomendo que você preze pela diversificação do seu patrimônio - a depender do seu perfil como investidora - correndo alguns riscos para melhor rentabilidade.

comece o dia bem informado: