Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Greg/Arte/ Folha de Pernambuco

Aqui nesse espaço você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é analista de investimentos da Finacap, Alexandre Brito. Mande sua pergunta também para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Como e onde aplicar dinheiro em um fundo de reserva? (Rene Chaves)

É possível a aplicação da sua reserva de emergência tanto através de bancos quanto de corretoras. Acredito que a melhor opção são os fundos referenciados DI que possuam baixa taxa de administração (pelo menos 0,30% ao ano), não possuam alocação em crédito privado (ou seja que não corram risco de crédito) apenas em letras do Tesouro atreladas à Selic e, por fim, que historicamente entreguem um resultado próximo de 98 a 99% do CDI.

Como escolher os Fundos de Investimentos Imobiliários para montar uma boa carteira? (Túllio Pereira)

Os tipos de FIIs que você pode investir são: monoativos (um único imóvel, mais concentrado) e multiativos (maior variedade de imóveis, mais diversificado). Dentre os multiativos há os FIIs: logísticos e industriais; shoppings e varejo; hospitais; recebíveis (CRI/CRA); educacionais; e de desenvolvimento. Os pontos importantes a considerar são: a vacância, o yield (taxa de dividendo) e a relação preço da conta/valor patrimonial (idealmente próximo a um).

comece o dia bem informado: