Folha Finanças
Folha FinançasFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Aqui nesse espaço você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o Economista, Professor e Consultor de finanças filiado à Unibra, Bruno Moura Tôp. Mande sua pergunta também também para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Qual o melhor investimento em renda fixa para quem tem perfil conservador? - André Carlos

O melhor investimento para quem tem perfil conservador são as Letras do Tesouro Nacional (LTN), conhecidas como Tesouro Prefixado. É uma modalidade de investimento considerada segura e rentável, que tem crescido muito nos últimos anos em popularidade. Com as sucessivas quedas na taxa de juros e desejo do governo de manter tais políticas, pode não ser fácil encontrar LTN que tenham rendimentos chamativos no curto prazo, mas a partir de 60 meses, os rendimentos tendem a ser significativamente maior que a poupança.

Quais os melhores investimentos para quem quer garantir uma boa rentabilidade, mas com taxa de administração baixa? - Marina Cardoso

Isso varia com a liquidez que você deseja e a rentabilidade esperada. Esse tipo de investimento, com taxa de administração baixa, notadamente, apresenta duas possibilidades. Com alta ou baixa liquidez, ou seja, você pode retirar o dinheiro quando quiser; e com alto e baixo risco. Investimentos de alta liquidez e baixo risco, tendem a ter projeções de rendimento menor. Por outro lado, investimentos de alto risco e com liquidez alta, tendem a ter uma taxa de administração baixa. A sua escolha deve ser entre o risco e quanto deseja lucrar, lembrando que quanto maior o risco, maior o lucro.

Com a taxa de juros em baixa, o Tesouro Direto deixa de ser uma opção atrativa? - Juliana Martins

Depende do seu perfil, se é arrojada ou conservadora. Se for conservadora, o tesouro direto nacional continua a ser mais rentável que a poupança a partir de 12 meses de investimento, por causa da taxa de compra e venda. Já se for arrojada, melhor optar por operações na Bolsa de Valores. Conversar com gerente do seu banco ou entrar em contato com uma corretora de investimento pode esclarecer qual seu perfil.

 

comece o dia bem informado: