Indústria automotiva

Educação ganha força com projetos da Stellantis em regiões próximas a Goiana, em Pernambuco

Projetos desenvolvidos pela companhia em parceria com diversos órgãos aumentou as condições educacionais nas regiões

Elizabeth Henrique, colaboradora da Stellantis de Goiana, PernambucoElizabeth Henrique, colaboradora da Stellantis de Goiana, Pernambuco - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Em 2016, Elizabeth Henrique começou a enxergar uma nova perspectiva de vida. Ela foi aprovada no processo seletivo para trabalhar na fábrica da Stellantis, localizada em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Casada e mãe de três filhos, Elizabeth entrou na planta pernambucana na área da indústria para sequenciar as peças de montagem das portas dos veículos. Ao longo dos anos, a profissional passou em processos internos e atualmente é team leader na produção. E as conquistas não pararam.

“Hoje posso dizer que saí de um salário mínimo para muito mais depois que entrei na Stellantis. No meu primeiro dia de fábrica, peguei a farda e vi a imensidão. E minhas conquistas foram além das promoções internas que fui conseguindo dentro da fábrica. Consegui tirar minha habilitação, estou ajeitando a casa da minha mãe, meus filhos estão estudando em escola particular e eu estou fazendo graduação em Administração”, contou Elizabeth.

 

A graduação em Administração é uma das grandes realizações da profissional. “Estou no segundo período da faculdade EAD, uma oportunidade que tive através da Stellantis. Tenho uma visão de vida e muitas possibilidades. Quero seguir para crescer”, declarou Elizabeth.

Educação também é prioridade
A educação é um dos importantes investimentos feitos pela Stellantis. A companhia tem projetos e programas não apenas sobre a formação profissional, mas também da educação básica.

Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, Zona da Mata Norte de PernambucoPolo Automotivo da Stellantis, em Goiana. Foto: Stellantis/Divulgação

Estudo da Consultoria Econômico e Planejamento (Ceplan) mostra que entre os benefícios sociais que de alguma maneira foram influenciados pela presença da Stellantis destacam-se os efeitos sobre a educação básica, mais especificamente nas modalidades do ensino fundamental e do ensino médio, que cuidam do preparo educacional da população jovem na faixa de 10 aos 18 anos.

No estudo da Ceplan, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP-MEC) apontam taxas de aprovação no ensino fundamental e no ensino médio, nos municípios da área de influência da Stellantis referentes aos anos de 2010 – antes da presença do polo automotivo na região –, 2015 – ano em que o empreendimento iniciou sua produção – e 2021– quando essa atividade se encontrava em pleno desempenho do processo produtivo – com desempenho considerável.

Quase todos os municípios da área considerada (municípios próximos a Goiana) apontam proporção de aprovação tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, próxima da totalidade dos alunos matriculados.

“Houve obviamente um impacto por demandas de qualificação, com formação profissional que foi exigida pela Stellatins. A própria companhia deu essa capacidade, além de ter dado apoio para a formação básica”, comentou Jorge Jatobá, economista e um dos  responsáveis pela elaboração do estudo da Ceplan.

Ensino básico fortalecido
Projetos implantados pela Stellantis no ambiente educacional, fortaleceram o ensino básico na região próxima à planta da companhia. Dois projetos, o Rota do Saber e o Vozes Daqui, ajudaram de forma significativa no desenvolvimento da educação local. 

Realizado pela Stellantis em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a AVSI Brasil, o Vozes Daqui atuou ao longo de três anos junto à Prefeitura Municipal para o desenvolvimento da educação pública de Goiana. Através da realização de oficinas e ações socioculturais, o resultado foi o fortalecimento do protagonismo estudantil e da entrega de novos ambientes escolares. 

Durante os três anos o projeto atendeu nove escolas municipais, envolvendo mais de 5 mil alunos do ensino fundamental e EJA, 80 professores e gestores, e mais de 260 lideranças e moradores da comunidade.

As atividades foram desenvolvidas a partir de duas frentes: Projetos Escolares e Oficinas de Educomunicação. Nos Projetos Escolares, o objetivo foi fortalecer o ambiente escolar e a aproximação do aluno e professor. Nas Oficinas de Educomunicação, foram utilizadas ferramentas de comunicação como foto e vídeo na perspectiva de promover a valorização da cultura local e a interação entre escola e comunidade.

O Rota do Saber foi um projeto que teve como foco a qualificação de gestores pedagógicos e professores de escolas públicas do Ensino Fundamental, pelo prazo de três anos. O projeto esteve presente em escolas de municípios pernambucanos e paraibanos, e ajudou a aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das cidades.

A companhia ofereceu a metodologia, desenvolvida pelo IQE e o município, à equipe de profissionais. A partir do aprendizado acumulado ao longo dos três anos, o município tem condições de transformar o programa em política pública. 

O projeto foi uma iniciativa da Stellantis em parceria com a produtora de autopeças Magneti Marelli, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Qualidade do Ensino – IQE.

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