Logo Folha de Pernambuco

Cotação

Efeito Milei: dólar blue bate 780 pesos na Argentina

Depois de vitória da extrema direita nas primárias no país, cotação da moeda americana no mercado paralelo dispara

Escalada do preço do dólar blue na Argentina Escalada do preço do dólar blue na Argentina  - Foto: Luis Robayo/ AFP

O dólar blue, a mais conhecida cotação da moeda americana no mercado paralelo na Argentina, bateu 780 pesos nesta quarta-feira (16).

Desde o início da semana, acumula uma alta de 175 pesos ou 28,9%, segundo informações do jornal La Nacion. Apenas nesta quarta-feira, o aumento é de 50 pesos, ou mais 6,8%.

Esse salto veio com o resultado das eleições primárias no país, que apontaram Javier Milei, o candidato da direita radical, como o nome à frente na corrida presidencial. As eleições acontecem em outubro.

Na segunda-feira, dia seguinte ao resultado das prévias das eleições no país, o Banco Central argentino, decidiu elevar em 22% o dólar oficial, que passou a valer 350 pesos. Segundo fontes do La Nación, o governo vai travar o câmbio até as eleições de outubro.

Em paralelo, o BC reajustou a taxa básica de juros em 21 pontos, para 118% ao ano, o mais alto patamar em 20 anos.

A escalada do preço do dólar blue já era vista com a proximidade das primárias, no mês passado. Desde o dia 10 de julho, a cotação subiu 58,5%.

Com a mexida na política financeira e a desvalorização do peso, a inflação disparou, puxando preços de produtos e serviços no país, além de impulsionar a cotação do dólar no mercado paralelo.

Veja também

Newsletter