Elogios e críticas na estreia do 5G no Rio e mais três capitais
Post mostram usuários comemorando aumento da velocidade de conexão, mas há relatos de dificuldade de acesso e oscilação no 4G
Com a chegada do 5G em mais quatro capitais brasileiras, Rio, Palmas, Vitória e Florianópolis, as redes sociais nesta segunda-feira ficaram repletas de relatos de quem teve acesso a tecnologia pela primeira vez. Se há quem tenha ficado impressionado com a velocidade da internet no celular, também há relatos de decepção e reclamações de quem não conseguiu acessá-la.
No Twitter, usuários comemoram a chegada do 5G. Ao buscar sobre o "5G" na rede social, há diversas capturas de tela de celulares que mostram a velocidade da internet. Alguns comentam o bairro e a cidade de onde a tecnologia já começou a funcionar.
"5G torando em Jacarepaguá", disse um internauta. "5G no RJ já chegou sambando em cima da minha fibra, que absurdo", postou um outro carioca, que publicou uma foto do teste de velocidade da conexão do aparelho celular.
Leia também
• STF determina ações efetivas da ANP e Cade sobre combustíveis
• Renda extra: passeios e hospedagem de pets podem ser uma opção
• Com salários de até R$ 30,4 mil, concursos e simplificadas oferecem 710 vagas em Pernambuco
Reclamações
Nem tudo são flores quando o assunto é tecnologia. No primeiro dia de funcionamento do 5G nas quatro capitais, usuários se queixam da falta de conexão, oscilação da velocidade e falta de abrangência no sinal do 5G em algumas regiões. Alguns consumidores que usam a tecnologia 4G também reclamaram da oscilação no sinal na tecnologia antiga.
Uma usuária da Vivo sentiu a conexão 4G enfraquecida. "5G começando hoje aqui no Rio e meu 4G da @Vivo mortíssimo em plena Copacabana", disse. "5G da Tim oscila muito", disse outro consumidor.
Um cliente da Claro fez uma queixa à operadora sobre o tipo de conexão disponibilizada. "Quanto à @ClaroBrasil meus pêsames, eu sou um cliente, e a rede prefere DSS que N78, logo não consigo usar", disse.
Veja abaixo alguns comentários:
Procurada, a Claro respondeu que a equipe técnica da empresa não identificou nenhuma anormalidade no funcionamento do 5G. "É importante ressaltar que a implantação da tecnologia 5G+ está em fase inicial. Assim como vale lembrar que o cliente precisa estar em área coberta e possuir aparelho compatível", disse a operadora, acrescentando que não há necessidade de mudar de plano ou de chip para obter acesso à tecnologia.
A Vivo informou que não há tarifa extra e nem plano específico para acessar o 5G, e que basta ter um aparelho de celular compatível e estar dentro da área de cobertura. No entanto, há a necessidade de realizar uma troca de chip para acessar o 5G SA.
A TIM comunicou que não foram identificadas falhas que afetassem os serviços de maneira severa, e explicou que não é necessário realizar troca de chip para navegar na rede 5G.